menu
Logo TecMundo
Ciência

Estudo sugere que Sistema Solar poderia 'capturar um planeta interestelar'

Um grupo de pesquisadores acredita que um planeta interestelar pode ter sido atraído pela força do Sistema Solar.

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

schedule06/12/2024, às 19:30

updateAtualizado em 06/12/2024, às 16:12

Estudo sugere que Sistema Solar poderia 'capturar um planeta interestelar'Fonte: ESA

Em um estudo publicado na revista científica Celestial Mechanics and Dynamical Astronomy, um grupo de cientistas sugere que, teoricamente, o Sistema Solar poderia 'capturar' um planeta interestelar devido à sua intensa força gravitacional. 

A ideia surgiu a partir da observação de outros objetos interestelares que atravessaram nosso sistema, mas logo se afastaram.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em 2017, uma equipe do Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema de Resposta Rápida (Pan-STARRS1) observou um objeto que viajava muito rápido nas proximidades do Sol. Nomeado inicialmente como A/2017 U1, os cientistas descobriram que ele tinha aproximadamente 400 metros de comprimento e um formato achatado.

Algum tempo depois, o objeto foi renomeado para Oumuamua. Inclusive, alguns cientistas consideram a possibilidade de que se trate de algum tipo de tecnologia extraterrestre — o cientista Avi Loeb, de Harvard, é um dos principais defensores dessa ideia.

Em 2019, os astrônomos observaram outro corpo celeste semelhante, o 2I/Borisov, que foi identificado como o primeiro cometa interestelar detectado no Sistema Solar. Além disso, ele é o segundo objeto desse tipo já identificado por tecnologias terrestres. 

O 2I/Borisov se diferencia do primeiro objeto porque os cientistas conseguiram observar mais detalhes; muitas características de Oumuamua continuam sendo um mistério para parte da comunidade científica.

Agora, os cientistas do novo estudo sugerem que, hipoteticamente, um planeta interestelar poderia ser atraído e 'capturado’ pelo Sistema Solar.

Planeta interestelar no Sistema Solar

Primeiro, é importante entender que um planeta interestelar, também conhecido como planeta órfão, é um corpo celeste que não orbita uma estrela. Por exemplo, a Terra está ligada ao Sol devido à força gravitacional da estrela. Já no caso de um corpo interestelar, ele vaga pelo espaço sem estar preso a nenhuma força gravitacional específica.

Apesar de não estar ligado a uma estrela, esses objetos podem ser influenciados pela força de outras estrelas; como o que aconteceu com Oumuamua e 2I/Borisov.

A ilustração apresenta o formato do Oumuamua. Fonte: ESA.
A ilustração apresenta o formato do Oumuamua. Fonte: ESA.

A ideia do novo estudo é que, assim como pequenos objetos podem ser capturados durante sua passagem pelo Sistema Solar, em teoria, planetas órfãos também poderiam ser capturados pela força gravitacional do Sol. O artigo destaca que, em ocasiões raras, a trajetória de um planeta desse tipo poderia ser desviada para nossa direção.

Ao entrar na nossa região do universo, ele poderia se conectar e ficar ‘preso’ à dinâmica do Sistema Solar. Inicialmente, sua órbita seria instável e caótica, mas com o tempo, poderia se estabilizar e se tornar parte integral do nosso sistema.

"A arquitetura final de qualquer sistema solar será moldada pela dispersão planeta-planeta, além dos voos estelares dos sistemas estelares adjacentes em formação, uma vez que encontros próximos podem puxar planetas e pequenos corpos para fora do sistema, criando o que são chamados de planetas interestelares (orfãos)", é descrito no artigo.

É importante destacar que o estudo é apenas uma hipótese sobre a possibilidade de planetas órfãos serem capturados pela gravidade do Sistema Solar. Ou seja, não se trata de uma conclusão científica comprovada.

Mantenha-se atualizado sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender qual é a origem dos planetas binários rebeldes. Até mais!