Qual é a origem dos planetas binários rebeldes?

Imagem de: Qual é a origem dos planetas binários rebeldes?
Imagem: Nasa/ESA/CSA

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) mostrou mais uma vez as suas capacidades extraordinárias na exploração do espaço profundo. Este ano, o JWST lançou luz sobre os enigmáticos planetas rebeldes na Nebulosa de Órion, revelando surpreendentes 9% desses planetas em pares binários amplos. Esta descoberta muda a compreensão da formação planetária.

A recente descoberta de 540 objetos flutuantes com a massa de Júpiter, incluindo 40 pares fracamente conectados (apelidados de JuMBOs - Objetos Binários de Massa de Júpiter) no aglomerado do Trapézio, despertou um interesse significativo na comunidade astrofísica.

Representação artística de um disco protoplanetário com planetas jovens se formando em torno de uma estrela.Representação artística de um disco protoplanetário com planetas jovens se formando em torno de uma estrela.Fonte:  Universe Today

A descoberta de planetas rebeldes

Os planetas rebeldes são planetas que não têm uma estrela para orbitar. Identificado pela primeira vez em 2000 por Lucas e Roche usando o Telescópio InfraRed do Reino Unido, estes planetas foram encontrados principalmente na Nebulosa de Órion. Recentemente, o JWST realizou uma investigação mais aprofundada nesta região, revelando novos aspectos destes corpos misteriosos.

Em dezembro de 2021, ocorreu um marco significativo com o lançamento do JWST em um foguete Ariane 5. Desde que atingiu sua posição próxima ao ponto Lagrange Terra-Sol, o JWST tem sido crucial para examinar as profundezas do Universo, focando em especial nos planetas rebeldes da Nebulosa de Órion.

JWST é uma colaboração internacional entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).JWST é uma colaboração internacional entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).Fonte:  Getty Images

Descobertas inovadoras do JWST

A equipe liderada por Simon F. Portegies Zwart, da Holanda, anunciou a descoberta de 42 objetos binários de massa de Júpiter (JuMBOs) no aglomerado do Trapézio, no coração da nebulosa. Esses JuMBOs variam significativamente em massa e distância uns dos outros, com alguns tendo até 14 vezes a massa de Júpiter. Adicionalmente, foram identificados 540 planetas rebeldes, somando-se às descobertas feitas há duas décadas.

As estrelas são formadas, geralmente, pelo colapso gravitacional de nuvens moleculares, o que resulta na formação de discos ao seu redor, que, eventualmente, se tornam planetas. Todavia, a descoberta dos JuMBOs desafia a nossa compreensão da formação planetária. A pesquisa da equipe, que está disponível no servidor de pré-impressão arXiv, investiga as origens desses sistemas binários únicos.

Os astrônomos simularam ambientes de aglomerados estelares semelhantes à Nebulosa de Órion para desvendar o mistério da formação do JuMBO. Os modelos iniciais, centrados na formação de planetas em torno de estrelas, não foram capazes de replicar o número observado de pares bin.

Um avanço veio com simulações de planetas-lua orbitando estrelas, oferecendo uma explicação plausível para as origens dos JuMBOs. Parece que esses sistemas foram removidos de seus sistemas solares originais, e agora flutuam livremente no espaço. Esta investigação não apenas destaca as capacidades do JWST, como também abre novas perspectivas na nossa busca por compreender as complexidades do universo.

Mantenha-se atualizado sobre os últimos estudos da astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir se é possível uma estrela se tornar um planeta.