Imagem de: Buracos negros rebeldes: jatos podem mudar de direção e ameaçar formação de estrelas
Imagem: GettyImages

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal, um grupo de pesquisadores descobriu uma nova característica ao observar um tipo peculiar de buraco negro. Os buracos negros foram comparados com a nave de guerra 'Estrela da Morte', da franquia Star Wars — nos filmes, a arma atira uma energia explosiva.

Os buracos observados são do tipo supermassivo e apresentaram um fenômeno misterioso, no qual pode mudar de direção em uma escala de tempo significativamente curta.

A mudança de direção é originada por jatos de partículas de plasma que são emitidos dessa região supermassiva do espaço. Conforme a equipe explica, os feixes de energia dos jatos de plasma podem desempenhar um papel muito importante no processo de formação de estrelas, por isso, é crucial entender como essa característica funciona.

Para compreender um pouco mais sobre o processo, os pesquisadores analisaram dados coletados em 16 galáxias que possuem um centro com a presença de buracos negros. As análises foram realizadas a partir de informações adquiridas pelo Observatório de raios-X Chandra, da NASA, e pelo Very Long Baseline Array (VLBA), do National Radio Astronomical Observatory (NRAO).

“Descobrimos que cerca de um terço dos feixes apontam agora em direções completamente diferentes das anteriores. Esses buracos negros [do tipo] 'Estrela da Morte' estão girando e apontando para novos alvos, como a estação espacial fictícia de Star Wars", disse o astrofísico Francesco Ubertosi, da Universidade de Bolonha (Itália), em um comunicado oficial sobre o estudo.

Qual a relação entre os buracos negros e os jatos de plasma?

Ao investigar ondas de rádio que apresentam a direção dos jatos, os cientistas conseguiram compará-las com dados de cavidades do gás quente ao redor dos buracos negros — esta última característica fornece informações sobre as direções antigas dos jatos.

Os cientistas acreditam que os jatos de buracos negros pode ser muito importante para o processo de formação de estrelas.Os cientistas acreditam que os jatos de buracos negros pode ser muito importante para o processo de formação de estrelas.Fonte:  https://chandra.si.edu/press/24_releases/press_052224.html

O resultado aponta que entre 30% e 38% dos jatos estudados mudaram consideravelmente a direção em 45 graus ou mais. Isso pode ter demorado até 10 milhões de anos, enquanto os períodos de tempo mais curtos são de pelo menos um milhão de anos. Nessa reação, os jatos bombeiam energia para o gás ao redor da galáxia, mas se eles mudam de direção podem deixar de formar estrelas.

“Considerando que estes buracos negros têm provavelmente mais de 10 mil milhões de anos, consideramos que uma grande mudança de direção ao longo de alguns milhões de anos será rápida. Mudar a direção dos feixes do buraco negro gigante em cerca de um milhão de anos é análogo a mudar a direção de um novo navio de guerra em poucos minutos", disse o astrofísico do Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), Gerrit Schellenberger.

Gostou do conteúdo? Leia mais curiosidades astronômicas aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender quantos buracos negros estelares existem na Via Láctea. Até a próxima!