O 'maior' meteorito do mundo desapareceu em 1916; entenda o que aconteceu

2 min de leitura
Imagem de: O 'maior' meteorito do mundo desapareceu em 1916; entenda o que aconteceu
Imagem: Getty Images

Em meados de 1916, uma amostra de 4,5 quilos foi retirada de um meteorito (ou mesosiderito) gigantesco de ferro com cerca de 100 metros de largura na África, porém, ele 'desapareceu' logo após sua descoberta. Infelizmente, poucas informações sobre a rocha foram divulgadas, então ainda não existe nenhuma confirmação do suposto maior meteorito já encontrado na Terra.

Um novo estudo realizado por cientistas do Imperial College London e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, propõe a utilização de um método de mapeação de anomalias magnéticas para encontrá-lo — a pedra também é conhecida como meteorito Chinguetti. O artigo ainda não passou pelo processo de revisão por pares, mas já foi publicado no servidor de pré-impressão arXiv.

Desde que foi noticiado pela primeira vez, diversos cientistas tentaram buscar pela região onde a amostra foi retirada, mas ninguém conseguiu encontrá-la. Originalmente, o meteorito Chinguetti foi descoberto pelo oficial consular francês Gaston Ripert, quando ele foi vendado por um chefe da sociedade local e levado até a região onde a pedra foi encontrada.

A imagem apresenta a amostra da rocha; o meteorito recebeu o nome de Chinguetti devido à cidade de mesmo nome, localizada na Mauritânia, próximo de onde foi encontrado.A imagem apresenta a amostra da rocha; o meteorito recebeu o nome de Chinguetti devido à cidade de mesmo nome, localizada na Mauritânia, próximo de onde foi encontrado.Fonte:  Claire H. / Flickr / Wikipedia 

“O meteorito gigante Chinguetti que Gaston Ripert relatou ter visto em 1916 nunca foi encontrado. Uma análise de radionuclídeos feita por Welten (2001) do mesosiderito de 4,5 kg que Ripert recuperou, supostamente colocado no objeto maior, convenceu muitos de que Ripert estava enganado, e o interesse no meteorito gigante posteriormente desapareceu”, é descrito no artigo.

Maior meteorito do mundo?

Apesar de os cientistas desconhecerem o local do suposto maior meteorito descoberto na Terra, em 2001, um estudo analisou o fragmento que Ripert coletou da rocha. Após a análise química do material, os resultados sugeriram que o fragmento não poderia ter sido retirado de uma rocha com volume maior que 1,6 metros de diâmetro.

A captura de tela mostra os possíveis locais onde a suposta rocha foi encontrada.A captura de tela mostra os possíveis locais onde a suposta rocha foi encontrada.Fonte:  arXiv 

Conforme explica o novo artigo, os cientistas estão utilizando modelos digitais de elevação, dados de radar, pesquisas anteriores e entrevistas com pessoas locais, a fim de encontrar a região onde a suposta rocha foi removida.

Ainda é necessário realizar um levantamento magnetométrico para identificar a localização provável onde, supostamente, está o meteorito Chinguetti. E você, acredita que a rocha cósmica existe?

“O exame dos dados aeromagnéticos do PRISM-I na região ao sul de Chinguetti... pode finalmente resolver a questão da existência do meteorito Chinguetti de forma definitiva. Se o resultado for negativo, a explicação da história de Ripert permaneceria sem solução, no entanto, os problemas das agulhas dúcteis e a descoberta coincidente da mesosiderita permaneceriam [desconhecidos]”, o estudo conclui.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro das últimas notícias sobre meteoritos aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir quais são as chances de você ser atingido por um meteoro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.