Meteorito dividiu montanha na China em dois picos distintos

2 min de leitura
Imagem de: Meteorito dividiu montanha na China em dois picos distintos
Imagem: Getty Images

De acordo com um estudo publicado na revista científica Matter and Radiation at Extremes, há milhões de anos, um meteorito rasgou o céu da China, caiu na montanha Baijifeng e, após o impacto, a dividiu em dois picos distintos. Uma equipe de cientistas do Center for High Pressure Science and Technology Advanced Research (HPSTAR), em Xangai, conduziu a investigação após encontrar rochas de arenito no local. Curiosamente, elas não tinham sua origem conhecida.

Os dois picos são chamados de Front Baijifeng (dianteiro) e Rear Baijifeng (traseiro), localizados na província de Jilia, no nordeste da China; os pesquisadores descrevem que a queda do meteorito criou uma cratera de 1,4 quilômetros de largura. Após a descoberta das amostras na região, a equipe do HPSTAR decidiu iniciar a artigo.

A cratera formada pelo meteorito é considerada a primeira confirmada no topo de uma montanha. A descoberta aconteceu após os pesquisadores analisarem amostras de arenito e granito da superfície da região, conhecidas pela civilização local como ‘pedra celestial’. Ao examinar minerais de quartzo nas amostras, eles encontraram uma deformação particular causada por calor e pressão em grandes quantidades; neste caso, pela queda de um meteorito.

Após encontrarem rochas com deformações específicas, os cientistas conseguiram definir que foi um meteorito que caiu na montanha e dividiu os picos.Após encontrarem rochas com deformações específicas, os cientistas conseguiram definir que foi um meteorito que caiu na montanha e dividiu os picos.Fonte:  Reprodução/HPSTAR 

“Queremos descobrir a verdadeira história por trás desta acumulação de fragmentos rochosos. Nossa investigação revelou pela primeira vez a presença de uma estrutura de impacto na montanha Baijifeng. Durante a formação de crateras de impacto… Uma grande quantidade de rocha teria sido 'escavada' e ejetada para formar esta nova estrutura geológica. A colisão teria mudado muito o terreno original do alvo, formando dois novos picos, conhecidos como Front Baijifeng e Rear Baijifeng”, explicam os autores no estudo.

Meteorito e montanha com dois picos

O interesse pela montanha começou após os pesquisadores ficarem intrigados com o formato circular da cratera entre os dois picos. A presença das 'pedras celestiais' também sugeriu que um meteorito havia caído na região.

A imagem apresenta as amostras coletadas na cratera.A imagem apresenta as amostras coletadas na cratera.Fonte:  HPSTAR 

A equipe de investigação não conseguiu definir a data exata da queda, contudo, eles afirmam que o granito se formou entre 150 milhões e 172 milhões de anos atrás; ou seja, provavelmente, o impacto aconteceu depois dessa formação. A cratera de Yilan é a maior causada por um meteorito e possui aproximadamente 49 mil anos desde sua 'criação'; para os cientistas, os picos de Baijifeng devem ter se formado aproximadamente na mesma época.

“A depressão em forma de cratera com um diâmetro de cerca de 1.400 metros na montanha Baijifeng, cidade de Tonghua, foi confirmada como uma estrutura de impacto. Esta estrutura de impacto localiza-se num embasamento composto maioritariamente por arenitos Neo-Proterozóicos e granitos Jurássicos. A formação da estrutura de impacto corresponde a um bólido colidindo com o topo de uma alta montanha”, descreve a conclusão do estudo.

Fique por dentro de todas as descobertas da astronomia aqui no TecMundo. Aproveite para saber também,  quais são as chances de você ser atingido por um meteoro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.