Explosões solares podem ter afetado redes de celulares nos EUA

2 min de leitura
Imagem de: Explosões solares podem ter afetado redes de celulares nos EUA
Imagem: GettyImages

Há alguns meses, surgiram dados indicando que a internet poderá sofrer um 'apagão' devido as grandes explosões que devem ocorrer no fim do ciclo solar; esse período ocorre a cada 11 anos e o fim do ciclo atual acontece entre 2024 e 2025.

Nesta última quinta-feira (22), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) revelou que ocorreram duas explosões solares nos últimos dias – ambas podem ter causado algumas interrupções de celulares em diversos estados do país.

As observações foram realizadas a partir da sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory, da NASA; inclusive, os cientistas da equipe conseguiram capturar uma imagem do evento. A fotografia apresenta as explosões solares causando uma mancha extremamente branca, consequência do reflexo da intensa luz liberada durante a ocasião.

As explosões solares ocorrem devido ao acúmulo de energia magnética no Sol e, quando são liberadas, essa energia causa explosões de radiação eletromagnética.As explosões solares ocorrem devido ao acúmulo de energia magnética no Sol e, quando são liberadas, essa energia causa explosões de radiação eletromagnética.Fonte:  NASA / SDO 

Uma explosão solar é um tipo de explosão de energia que acontece na superfície do Sol e, além de possibilitar uma chance de causar o apagão da internet, também pode afetar comunicações de rádio, redes de energia elétrica e sistemas de GPS.

O recente evento foi classificado como uma explosão do tipo X6.3, um dos tipos de explosões mais intensas que podem ocorrer na superfície solar.

A imagem apresenta a explosão solar registrada durante a noite da última quarta-feira (21).A imagem apresenta a explosão solar registrada durante a noite da última quarta-feira (21).Fonte:  NASA / SDO 

“A NASA funciona como um braço de pesquisa do esforço climático espacial do país. A NASA observa constantemente o Sol e o nosso ambiente espacial com uma frota de naves espaciais que estudam tudo, desde a atividade do Sol até à atmosfera solar e até às partículas e campos magnéticos no espaço que rodeia a Terra”, a agência espacial norte-americana escreveu em um comunicado oficial sobre o evento.

Explosões solares podem ter levado a interrupções das operadoras AT&T, Verizon e T-Mobile

A primeira explosão solar ocorreu durante a noite da última quarta-feira (21), enquanto a segunda foi detectada na madrugada de quinta-feira (22). O evento pode ter causado uma interrupção generalizada das redes de celular em todos os Estados Unidos; foram relatadas milhares de interrupções por operadoras como AT&T, Verizon e T-Mobile, mas a causa ainda não foi confirmada.

Segundo o astrofísico solar do Observatório Solar Nacional dos EUA, Ryan French, as interrupções de redes de celulares foram apenas uma coincidência, pois as explosões não afetaram o país. Apesar disso, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) disse que o evento pode causar um tipo de 'influência superficial' no dia 25 de fevereiro.

“Algumas pessoas estão atribuindo interrupções na rede celular (AT&T, Verizon) nos EUA a explosão solar de classe X da noite passada. No entanto, as explosões só causam degradação do rádio no *lado diurno* da Terra. Como você pode ver, os Estados Unidos não foram afetados pelo evento. Então é apenas uma coincidência”, disse Ryan em uma mensagem publicada no X (antigo Twitter).

Gostou do conteúdo? Então, fique sempre atualizado com mais curiosidades sobre explosões solares aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como uma tempestade solar de 1977 revelou a ‘imprevisibilidade’ dos eventos solares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.