Novo planeta detectado tem dias que duram menos de 24 horas, diz estudo

Imagem de: Novo planeta detectado tem dias que duram menos de 24 horas, diz estudo
Imagem: GettyImages

Em um artigo aceito na revista científica The Astronomical Journal e publicado no servidor de impressão arXiv, um grupo de cientistas descreve a descoberta de um novo planeta com características peculiares. Uma das grandes diferenças em relação à Terra é que o corpo celeste detectado possui uma órbita mais rápida que um dia terrestre; ao todo, ele completa um giro em 20 horas e 24 minutos.

O planeta de período ultracurto (USP), nomeado TOI-1347 b, se formou em um sistema que possui entre 1 bilhão e 1,8 bilhão de anos atrás. Além disso, sua massa é de até 11 vezes a da Terra, e seu raio é aproximadamente 1,8 vezes o do nosso planeta.

A observação foi realizada por meio do Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess), um satélite da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

Os investigadores apontam que TOI-1347 b é o maior da sua classe, com uma formação que costuma ser densa e rochosa; trata-se do corpo celeste do tipo USP mais massivo encontrado pela ciência. Apesar de seu dia ser mais curto do que na Terra, talvez a característica mais estranha seja a atmosfera do planeta.

O planeta, e seu companheiro TOI-1347 c, estão localizados em um sistema que nasceu há bilhões de anos.O planeta, e seu companheiro TOI-1347 c, estão localizados em um sistema que nasceu há bilhões de anos.Fonte:  GettyImages

“Os ambientes extremos dos planetas de período ultracurto (USPs) são excelentes laboratórios para estudar como os exoplanetas obtêm, perdem, retêm e/ou recuperam atmosferas gasosas. Apresentamos a confirmação e caracterização do USP TOI-1347 b, um planeta em órbita de 0,85 dias que foi detectado com fotometria da missão TESS”, descreve a introdução do estudo.

Um dia com menos de 24 horas no planeta TOI-1347 b

A atmosfera de TOI-1347 b é tão densa que é capaz de bloquear a luz visível na superfície. Por enquanto, os cientistas ainda não sabem exatamente qual é a causa dessa atmosfera tão peculiar, mas sugerem que isso ocorre devido a um "peso molecular médio elevado". Em outras palavras, é como se o planeta estivesse coberto por nuvens de areia quente.

Tanto o planeta descoberto quanto o seu companheiro, TOI-1347 c, estão orbitando uma estrela menor e mais leve que o Sol – embora o companheiro seja tão grande quanto TOI-1347 b, ele é muito mais leve.

De qualquer forma, é importante destacar que os cientistas planejam continuar coletando informações sobre o corpo celeste para compreender melhor sua estrutura cósmica.

“TOI-1347 b é o maior (em massa e raio) dos USPs da super-Terra até o momento. Parece ter composição rochosa e semelhante à fração de massa do núcleo de ferro da Terra. m. Modelamos a composição do núcleo do TOI-1347 b assumindo um modelo simples de duas camadas com um núcleo de ferro e um manto de silicato (“rocha”)”, os cientistas acrescentam no artigo.

Curtiu do conteúdo? Para continuar acompanhando mais estudos sobre astronomia, fique ligado aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender qual é a quantidade de vida que existiu e existirá na Terra. Até a próxima!