Planeta Nove pode estar escondido no Sistema Solar, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Planeta Nove pode estar escondido no Sistema Solar, diz estudo
Imagem: GettyImages

De acordo com um estudo enviado para revista científica The Astronomical Journal e publicado no servidor de pré-impressão arXiv, uma equipe de cientistas continua na busca pelo misterioso suposto Planeta Nove – também conhecido como Planeta X, o corpo celeste seria um dos irmãos dos outros planetas do Sistema Solar.  O foco da pesquisa foi coletar dados e refinar as possíveis localizações do enigmático objeto cósmico.

O coautor do artigo e professor de astronomia no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Mike Brown, afirma que a equipe está buscando coletar sistematicamente dados sobre todas as regiões do céu onde o suposto Planeta Nove pode estar escondido. A maioria das informações foi coletada por meio do sistema de observação astronômica Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-STARRS), localizado no Haleakala High Altitude Observatory, no Havaí.

Conforme os pesquisadores explicam, as análises eliminaram cerca de 78% das possíveis localizações apresentadas em outros artigos. O estudo também destaca que o tamanho da massa terrestre do corpo celeste, se existir, é de 6,6 Unidades Astronômicas (UA); outra possibilidade é que o Planeta Nove seja mais massivo e esteja mais distante do que imaginávamos.

A existência do Planeta Nove é teorizada por diversos astrônomos, mas ainda não foi confirmada.A existência do Planeta Nove é teorizada por diversos astrônomos, mas ainda não foi confirmada.Fonte:  GettyImages 

“Embora eu adorasse dizer que o resultado mais significativo foi encontrar o Planeta Nove, não o fizemos. Então, em vez disso, significa que reduzimos significativamente a área de pesquisa. Já pesquisamos aproximadamente 80% das regiões onde pensamos que o Planeta Nove possa estar. Acho que o LSST é a pesquisa mais provável para encontrar o Planeta Nove. Quando estiver online em um ou dois anos, cobrirá rapidamente grande parte do espaço de pesquisa e, se o Planeta Nove estiver lá, o encontrará”, disse Brown ao site Universe Today.

Planeta Nove no Sistema Solar: onde está o misterioso Planeta X?

A missão Legacy Survey of Space and Time (LSST) pode ser a pesquisa responsável por encontrar o Planeta X no futuro – o programa está sendo desenvolvido no Observatório Vera C. Rubin, no Chile. Os cientistas afirmam que, caso seja confirmado, o objeto cósmico seria o quinto maior planeta do Sistema Solar. Além disso, seria o único corpo celeste com o tamanho aproximado entre a Terra e Urano.

É importante destacar que existe a possibilidade de o Planeta Nove não existir, mas isso quer dizer que seriam exigidas outras explicações para esclarecer os fenômenos que ocorrem no nosso sistema estelar. Até o momento, a melhor explicação para esses efeitos é a existência de mais um planeta.

"O agrupamento das direções das órbitas é [efeito] o mais conhecido, mas há também as grandes distâncias do periélio de muitos objetos, a existência de objetos altamente inclinados e até retrógrados, e a grande abundância de órbitas muito excêntricas que cruzam dentro da órbita de Netuno. Nada disso deveria acontecer no Sistema Solar, mas todos são facilmente explicáveis como um efeito do Planeta Nove”, Brown acrescenta.

Curtiu do conteúdo? Para continuar acompanhando mais estudos sobre o Planeta Nove, fique ligado aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender se é possível uma estrela se tornar um planeta. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.