Como são as estações do ano em outros planetas do Sistema Solar?

4 min de leitura
Imagem de: Como são as estações do ano em outros planetas do Sistema Solar?
Imagem: Getty Images

Celebradas em grandes festivais na antiguidade, as estações do ano funcionam como um tipo de 'calendário' da mãe natureza, além de ser de suma importância para o processo de migração e reprodução de algumas espécies que já estão sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas que, infelizmente, estão bagunçando o clico perfeito da estação no planeta.

Mas você acredita, que só na Terra as estações do ano têm sido uma loucura, talvez mude de ideia ao saber como vão às coisas nos outros planetas do nosso sistema solar.

Com mudanças drásticas de temperatura dentro do mesmo dia, ou ainda um clima único (fogareiro eterno), os outros 7 sete planetas tem muitas peculiaridades nas suas estações, ou na falta delas. Saiba como as estações do ano ocorrem e como elas são em outros planetas.

Você sabe como as estações do ano acontecem?Você sabe como as estações do ano acontecem?Fonte:  Getty Images 

A receita das estações

As estações do ano acontecem devido a um conjunto de variáveis relacionadas ao movimento de translação e a inclinação do eixo de rotação dos planetas. Em certos pontos da órbita desses astros, eles podem estar mais próximos do Sol, periélio, ou mais afastados, afélio, o que gera maior ou menor incidência solar.

Já o eixo de rotação irá ditar qual parte do planeta irá receber mais dessa exposição, gerando uma diferença de temperatura, duração do dia e a marcação das estações.

Em diferentes partes da órbita, experimentamos as mudanças de irradiação solar e as mudanças na temperatura e duração do dia.Em diferentes partes da órbita, experimentamos as mudanças de irradiação solar e as mudanças na temperatura e duração do dia.Fonte:  Getty Images 

No caso da Terra, o eixo está inclinado aproximadamente 23 graus em relação à sua órbita, gerando irradiação praticamente uniforme ao longo da linha do equador, enquanto os polos recebem menos calor.

A obliquidade nos eixos planetários é quem vai determinar se um planeta tem mudanças sazonais de temperatura em diferentes partes da orbe, além do dia e da noite. Com inclinações muito drásticas, estações muito dramáticas.

É importante lembra que esses ângulos podem sofrer variações ao longo da órbita, sendo que os planetas sofrem influência dos seus satélites, do Sol e de outros astros que possam invadir suas trajetórias, ainda que a variação seja infinitesimal.

No caso do nosso planetinha, a Lua faz o papel de estabilizadora, mantendo a angulação da Terra enquanto ela segue seu caminho em torno da nossa estrela principal.

Ainda que alguns planetas possuam uma boa obliquidade, sua atmosfera não permite grandes variações de temperatura.Ainda que alguns planetas possuam uma boa obliquidade, sua atmosfera não permite grandes variações de temperatura.Fonte:  Getty Images 

Mas e os outros planetas, como são as estações?

Mercúrio

O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, tem apenas duas estações no ano.O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, tem apenas duas estações no ano.Fonte:  Getty Images 

Definitivamente, somos um planeta privilegiado, com uma distribuição excelente de radiação solar, mesmo você não concordando em dias quentes de verão.

Imagine que em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, as "estações" são de frio intenso e calor mortal. Quando é dia, as temperaturas podem atingir mais de 400 graus Celsius, e a noite, -180°C.

Levando em consideração que um ano em Mercúrio tem 88 dias terrestres, e que um dia lá tem duração 59 dos nossos dias, seriam apenas 29 dias terrestres de um inverno tão mortal quanto o verão.

Vênus e Marte

Como será viver em um eterno verão?Como será viver em um eterno verão?Fonte:  Getty Images 

Tão quente quando o amor da deusa Vênus, o planeta que leva seu nome consegue ser ainda melhor. Verão eterno, escaldante e faz o inferno parecer um paraíso.

Sua atmosfera não permite grandes variações de temperatura devido aos seus gases intoxicantes que provocam um efeito estufa sem precedentes. O calor fica em torno de 475 °C na face iluminada.

Já o planeta vermelho, Marte tem invernos semelhantes aos nossos em relação distribuição de radiação, no entanto, muito mais frios, com mínimas de 153 °C, e estações mais longas, com quatro meses de duração.

Júpiter

O maior planeta do nosso sistema solar, Júpiter, não possui estações. Sua obliquidade é de apenas três graus e ele não tem variabilidade significativa em relação à sazonalidade. Em qualquer parte de sua órbita, ele manterá os mesmo índices de temperatura e duração dos dias.

Já imaginou morar em um planeta com uma única estação, o ano todo? Bem-vindos a Júpiter!Já imaginou morar em um planeta com uma única estação, o ano todo? Bem-vindos a Júpiter!Fonte:  Getty Images 

Saturno, Urano e Netuno

Saturno tem uma inclinação similar a da Terra, com 26,7 graus. Suas estações são definidas em inverno ameno, que seria um veranico, e inverno extremo. Sua atmosfera auxilia para que o pouco calor recebido do Sol seja dissipado por todas as regiões.

A joia cambaleante do nosso sistema solar é Urano, com um eixo tão inclinado (97º) que o faz rolar por sua órbita.  Com o polo quase completamente apontado para o Sol, dados apontam para invernos longos e frios, enquanto os verões são tão iluminados quanto possível, considerando sua distância do Sol.

Para Urano, o Sol é só um pontinho no Para Urano, o Sol é só um pontinho no "centro" de sua órbita.Fonte:  Getty Images 

Por fim, Netuno, com inclinação similar ao do nosso planeta, também poderia ter estações melhor definidas, no entanto, devido sua distância do astro principal, mantém temperaturas menos variáveis ao longo de toda sua trajetória.

Ainda que as estações do ano não possam ser bem definidas em outros planetas, elas existem. Nossos companheiros de sistema ainda guardam algumas surpresas que podem ser desvendadas nas próximas décadas.

Gostou de conhecer mais essa peculiaridade do nosso sistema solar? Então, continue nos acompanhando aqui no site e em nossas redes sociais. Aproveite também para conhecer os planetas com chuvas de rubis, safiras e diamantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.