Satélite da Agência Espacial Europeia cairá na Terra amanhã, dia 21

2 min de leitura
Imagem de: Satélite da Agência Espacial Europeia cairá na Terra amanhã, dia 21
Imagem: ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA na inciaisi em Inglês) anunciou que um de seus satélites, o Heritage European Remote Sensing 2 (ERS-2), que está em atividade na órbita terrestre desde 1995 e foi desativado em 2011, deverá cair na Terra até a próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro. Espera-se que o objeto entre e queime naturalmente na atmosfera do planeta pela manhã

O Escritório de Detritos Espaciais da agência europeia está monitorando e rastreando o satélite de observação da Terra, em parceria com uma rede de vigilância internacional. A reentrada está prevista para as 6h14 ET (8h14 no horário de Brasília), com uma janela de incerteza de até 15 horas. A posição do satélite de teledetecção será atualizada em tempo real no site da agência.

Apesar de o horário estar mais ou menos determinado, o local onde ocorrerá a queima ainda é incerto, pois "a reentrada da espaçonave é ‘natural’, sem a possibilidade de realizar manobras, é impossível saber exatamente onde e quando ela irá reentrar na atmosfera e começará a queimar", diz um comunicado da ESA.

O que é exatamente o satélite que cairá na Terra?

De acordo com o site da ESA, o ERS-2, lançado quatro anos após o seu satélite irmão ERS-1, representava o que havia de mais moderno em termos de equipamentos de observação da Terra até então. Os dois levaram à órbita terrestre um impressionante pacote de instrumentos, que incluíam um radar de imagem de abertura sintética e um altímetro.

Aliás, outros sofisticados sensores faziam parte do equipamento, destinados a medir a temperatura da superfície dos oceanos, os ventos no mar e, no caso do ERS-2, uma novidade que mais tarde se mostrou muito necessária: um sensor adicional para medir o ozônio atmosférico.

Em uma época em que ainda nem se falava em aquecimento global, a dupla de satélites recolheu dados preciosos sobre o derretimento do gelo polar na Terra, modificações no relevo terrestre, a elevação do nível dos mares e a química atmosférica. Os ERSs foram também convocados para monitorar desastres naturais, como inundações e terremotos em diversos pontos do planeta.

De que forma o satélite cairá na Terra?

Imagens capturadas recentemente pela empresa australiana HEO para a Agência Espacial do Reino Unido.Imagens capturadas recentemente pela empresa australiana HEO para a Agência Espacial do Reino Unido.Fonte:  HEO Robótica 

O Heritage ERS-2 tem uma massa estimada pela ESA em 2.294 kg após esgotar seu combustível. No entanto, asseguram os especialistas da agência, essa estrutura é parecida com a de outros detritos espaciais que ingressam na atmosfera do nosso planeta a cada semana ou mais.

Segundo a descrição da ESA, o satélite irá se partir ao atingir a altitude de 80 quilômetros acima da superfície da Terra. Em seguida, a maioria dos fragmentos sofrerá combustão na atmosfera, embora alguns possam chegar à superfície, mas não conterão substâncias nocivas e provavelmente cairão no oceano, diz a agência espacial.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no caderno de Ciência do portal para manter-se atualizado. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.