A lava de um vulcão vista do espaço e mais imagens incríveis da NASA em janeiro

2 min de leitura
Imagem de: A lava de um vulcão vista do espaço e mais imagens incríveis da NASA em janeiro
Imagem: Copernicus Sentinel / ESA

O primeiro mês de 2024 está chegando ao fim, mas a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), em parceria com Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), divulgou novas imagens fascinantes do universo ao nosso redor.

Utilizando o Telescópio Espacial Hubble e um satélite, os astrônomos das agências espaciais coletaram novos dados e divulgaram fotografias impressionantes. E para apresentar algumas das belezas cósmicas reveladas durante o mês de janeiro, o TecMundo reuniu as imagens mais impressionantes divulgadas pela NASA. Confira!

Galáxia Arp 122

No início de janeiro, o Telescópio Espacial Hubble apresentou uma imagem da estranha galáxia Arp 122, que abriga duas galáxias espirais, são elas: NGC 6040 e LEDA 59642. Os cientistas explicam que elas estão em um processo de colisão e fusão que pode demorar centenas de milhões de anos para ser finalizado.

A Arp 122 está localizada a aproximadamente 570 milhões de anos-luz de distância da Terra, então, a humanidade não corre nenhum risco de ser afetada pela futura colisão cósmica.

A colisão de duas ou mais galáxias resulta em uma mudança completa na estrutura desses objetos e, inclusive, pode resultar em uma única galáxia fundida.A colisão de duas ou mais galáxias resulta em uma mudança completa na estrutura desses objetos e, inclusive, pode resultar em uma única galáxia fundida.Fonte:  ESA / Hubble / NASA 

“Galáxias resultantes de fusões são consideradas ter uma estrutura regular ou elíptica, já que o processo de fusão perturba estruturas mais ordenadas (como aquelas observadas em galáxias espirais). Seria fascinante saber como Arp 122 se parecerá quando essa colisão estiver completa... mas isso não acontecerá por um longo, longo tempo”, a NASA explica.

Lava de vulcão em Reykjanes

Em dezembro, o Gabinete Meteorológico da Islândia divulgou que um vulcão na região sudoeste do país entrou em erupção após uma série de atividades sísmicas. Na ocasião, quase quatro mil habitantes da cidade de Grindavik foram evacuados devido à proximidade com o vulcão. Apenas um mês depois, a agência espacial norte-americana liberou uma fotografia apresentando a visão do vulcão a partir de um satélite no espaço.

Não é a primeira vez que a lava atinge a península de Reykjanes, trata-se de uma região conhecida por sua atividade vulcânica intensa.Não é a primeira vez que a lava atinge a península de Reykjanes, trata-se de uma região conhecida por sua atividade vulcânica intensa.Fonte:  Copernicus Sentinel / ESA 

“Em 17 de janeiro de 2024, a missão Copernicus Sentinel-2 capturou esta imagem de um fluxo de lava na Península de Reykjanes, na Islândia. A lava atingiu a cidade de Grindavik, que já havia sido evacuada”, a NASA descreve.

Galáxia espiral IC 438

No fim do mês, a NASA divulgou uma fotografia detalhada da galáxia espiral IC438, localizada próxima da constelação de Lepus (Lebre), a aproximadamente 130 milhões de anos-luz de distância da Terra. Segundo a agência espacial, Lepus é uma das 88 constelações reconhecidas oficialmente pela União Astronômica Internacional (IAU).

Apesar de a constelação de Lepus ser uma das 88 oficiais da IAU, isso não quer dizer que elas sejam as únicas constelações no universo.Apesar de a constelação de Lepus ser uma das 88 oficiais da IAU, isso não quer dizer que elas sejam as únicas constelações no universo.Fonte:  ESA / Hubble / NASA 

“Vale a pena esclarecer que, embora as próprias constelações incluam apenas um punhado de estrelas, a área do céu coberta por essas estrelas é frequentemente referida pelo nome da constelação. Por exemplo, quando dizemos que IC 438 está em Lepus, não queremos dizer que a galáxia faça parte da constelação — talvez obviamente, pois não é uma única estrela, mas uma galáxia inteira”, é descrito em um comunicado oficial.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as curiosidades sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para conhecer o atlas cósmico com 380 mil galáxias próximas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.