Telescópio Hubble detecta água em atmosfera de pequeno exoplaneta

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio Hubble detecta água em atmosfera de pequeno exoplaneta
Imagem: NASA, ESA, Leah Hustak e Ralf Crawford (STScI)

Numa descoberta marcante, o Telescópio Espacial Hubble revelou que GJ 9827d, um exoplaneta distante, tem uma atmosfera abundante em vapor de água. Entretanto, este corpo celeste não é um paraíso, apresentando temperaturas superficiais escaldantes que poderiam liquefazer o chumbo.

O planeta em questão, GJ 9827d, é uma prova dos extremos do universo. Situado na constelação de Peixes, a 97 anos-luz de distância, este planeta tem o dobro do tamanho da Terra. Ele orbita a estrela GJ 987 com outros dois planetas parecidos com a Terra.

A natureza enigmática do GJ 9827d

Apesar da descoberta, o GJ 9827d continua a ser um enigma. Embora as observações do Hubble - que monitorou o planeta durante três anos e testemunhou 11 trânsitos - ofereçam pistas intrigantes, elas não nos dão respostas definitivas. Será este exoplaneta uma super-Terra com um núcleo rochoso e uma atmosfera leve, ou um mundo aquático, predominantemente composto por água gelada?

A atmosfera do planeta pode ser, em sua maioria, composta por vapor de água ou uma mistura com uma quantidade significativa de hidrogênio. Os dois cenários são convincentes e representam um avanço significativo na compreensão dos exoplanetas. As descobertas sobre a sua atmosfera são um avanço, especialmente devido ao seu tamanho reduzido em comparação com outros planetas com atmosferas detectadas.

Conceito artístico do exoplaneta GJ 9827d, o pequeno exoplaneta onde foi detectado vapor de água na atmosfera.Conceito artístico do exoplaneta GJ 9827d, o pequeno exoplaneta onde foi detectado vapor de água na atmosfera.Fonte:  NASA, ESA, Leah Hustak e Ralf Crawford (STScI) 

Uma viagem de descoberta celestial

Se GJ 9827d manteve a sua atmosfera de vapor de água, isso significa que ele nasceu longe da sua estrela, em reinos mais frios, antes de chegar aqui. A viagem em questão teria transformado qualquer gelo em água e vapor, com o hidrogênio provavelmente escapando devido à baixa gravidade do planeta. Essa história dinâmica ajuda a entender o GJ 9827d.

À medida que o Telescópio Espacial James Webb se volta para este mundo misterioso, a esperança é desvendar mais segredos do planeta. A equipe responsável pela investigação acredita que as habilidades avançadas do JWST fornecerão dados inéditos sobre a composição atmosférica do GJ 9827d e, por fim, responderão à questão antiga da existência de mundos aquáticos.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro das novas descobertas astronômicas aqui no TecMundo e aproveite entender como, as lentes dos telescópios contribuíram para a evolução da astronomia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.