Terra 2.0 existe? Saiba mais sobre exoplanetas semelhantes ao nosso

Imagem de: Terra 2.0 existe? Saiba mais sobre exoplanetas semelhantes ao nosso
Imagem: Getty Images

A busca por novos mundos é uma constante no campo das ciências astronômicas. Mundos que comportem água, oxigênio e vida são a grande cruzada da humanidade em busca de planetas similares à Terra. Mas será que eles existem?

Existem mais de 5 mil exoplanetas confirmados, em apenas um pedacinho da nossa galáxia, mas pouquíssimos deles apresentam semelhanças com nosso planeta. Conheça mais sobre os planetas de fora do nosso Sistema Solar e conheça alguns candidatos a novo lar.

A busca pela Terra 2.0 seria uma cruzada em vão?A busca pela Terra 2.0 seria uma cruzada em vão?Fonte:  Getty Images

Terra 2.0, por que não a encontramos?

Um exoplaneta é qualquer planeta que esteja fora do nosso Sistema Solar. Ele pode estar vinculado a uma estrela ou ser um rebelde vagando sozinho pelo espaço.

Em geral, a composição desses astros segue similar à encontrada nos planetas do nosso sistema. Portanto, podem ser gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, ou rochosos como Marte e nossa querida planeta lar. Mas se os elementos e a composição pode ser a mesma, existem outras Terras lá fora?

Os telescópios terrestres e espaciais estão sempre em busca de novos mundos. Entretanto, apesar do número expressivos de outros mundos identificados, pouquíssimos deles apresentam condições para serem comparados com ao nosso planetinha azul, seja em tamanho, composição ou posição em relação à sua estrela.

Muito grandes, muito gelados, gasosos, nenhuma atmosfera, essas podem ser alguns dos fatores que fazem com que os planetas não possam ser comparados ao nosso.Muito grandes, muito gelados, gasosos, nenhuma atmosfera, essas podem ser alguns dos fatores que fazem com que os planetas não possam ser comparados ao nosso.Fonte:  Getty Images

Há também um fator limitante em relação à observação e estudo desses planetas, pois não é possível realizar uma observação direta. Por isso, projetos como o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, em inglês) e o telescópio Kepler são essenciais para a obtenção de dados e observações.

Tudo o que sabemos se baseia em modelos, cálculos espectrais e outras formas de medidas astronômicas, que apesar de nos fornecerem dados de excelência, não conseguem elucidar completamente as condições de existência desses planetas.

Existe inclusive uma discussão sobre a relação entre a perda da atmosfera de planetas de tamanho sub-Netuno e sua possível contração ao tamanho de super-Terras. Segundo as teorias, esse fenômeno poderia ocorrer devido às ações do núcleo planetário ou então pela evaporação da atmosfera ao decorrer de milênios.

Este estudo em específico visa investigar o motivo pelo qual ainda não foram encontrados exoplanetas com tamanho intermediário entre essas duas classificações.  Mas só o tamanho e a falta de atmosfera não é o problema, a localização em relação à estrela de seu sistema também deve ser considerada.

Também existem exoplanetas menores que a Terra, como no caso de KOI-961.01, KOI-961.02, KOI-961.03 e o Kepler-20e.Também existem exoplanetas menores que a Terra, como no caso de KOI-961.01, KOI-961.02, KOI-961.03 e o Kepler-20e.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

Os candidatos a nova Terra

TOI 700 d

Em 2020, graças a dados do TESS, foi localizado TOI 700 d, um exoplaneta de tamanho similar ao da Terra, que orbita uma estrela anã-vermelha. O planeta de composição aparentemente rochosa está em uma zona considerada viável. Estima-se que esse planeta receba em média o equivalente a 86% do calor que recebemos do Sol.

Reprodução da órbita de TOI 700 d e zona considerada ótima para vida de sua estrela.Reprodução da órbita de TOI 700 d e zona considerada ótima para vida de sua estrela.Fonte:  NASA's Goddard Space Flight Center

Gliese 667Cc

Descoberto em 2011, o Gliese 667Cc orbita uma anã vermelha e possui quase 5 vezes mais massa do que nosso planeta.  Apesar de estar em região considerada habitável em torno de sua estrela, os pesquisadores acreditam que o planeta possa ser atingido por explosões da sua estrela.

Acho que não seria uma opção muito viável, estar tranquilo na rede e ser atingido por uma explosão estelar.Acho que não seria uma opção muito viável, estar tranquilo na rede e ser atingido por uma explosão estelar.Fonte: Getty Images

Kepler 62f

Se você quer um ano com menos dias, talvez Kepler 62f seja a solução. Sua órbita leva em torno de 267 dias e ele possui um tamanho aproximadamente 40% maior que a Terra. Assim como os outros, ele está dentro da zona habitável de sua anã-vermelha e há indícios de que possa haver um oceano no planeta.

Esse exoplaneta está na Constelação de Lyra há uma distância de 1,2 mil anos-luz de nós.Esse exoplaneta está na Constelação de Lyra há uma distância de 1,2 mil anos-luz de nós.Fonte:  NASA/Ames/JPL-Caltech

Proxima Centauri b

Quer um destino mais próximo? Há apenas 4 anos-luz temos o exoplaneta Proxima Centauri b, com um tamanho pouco maior que a Terra (1,3 vezes). Embora tenha condições para comportar água e estar dentro da zona habitável de sua estrela, sua órbita é muito próxima do astro, elevando os níveis de radiação recebida ao extremo!

Se quiser fazer as malas, não esqueça o protetor solar.Se quiser fazer as malas, não esqueça o protetor solar.Fonte:  Getty Images

A última bolachinha do pacote

Existem outros exoplanetas que compartilham características similares aos do nosso planeta em relação a tamanho, formação rochosa e posição ótima em relação a sua estrela. No entanto, a composição da nossa atmosfera é algo que ainda não foi encontrado em outros planetas.

Aqui temos a receita exata de localização, atmosfera e elementos básicos para comportar à vida.Aqui temos a receita exata de localização, atmosfera e elementos básicos para comportar à vida.Fonte:  Getty Images

As buscas por um mundo que possa ser comparado ao nosso é incessante, e como conhecemos apenas um pedacinho de nossa galáxia, talvez algum dia possamos encontrar outro lugar tão rico quanto este planetinha azul.

Mas até lá, a tecnologia e nossos métodos de análise de dados devem avançar para que quando encontremos algo, consigamos reconhecer, afinal, apenas conhecemos a vida aqui, em nosso ponto de vista. Quem sabe exista vida além daquela baseada em carbono?

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre exoplanetas? Então, continue acompanhando as novidades as astronomia aqui TecMundo e aproveite para descobrir, onde estão os planetas das zonas habitáveis das anãs brancas.