Os 10 objetos mais marcantes deixados pelo homem no espaço

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 objetos mais marcantes deixados pelo homem no espaço
Imagem: SpaceX/Wikipedia

Em um artigo publicado no Gizmodo, o bioeticista, transumanista e futurista canadense George Dvorsky idealizou um museu com os objetos humanos mais significativos já enviados ao espaço.

Com a ajuda do astrônomo Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA, ele selecionou uma série de artefatos que, materialmente, não passam hoje de lixo espacial, mas têm um valor inestimável do ponto de vista histórico, nostálgico ou científico. Confira os principais:

1 - Vanguard 1

O Vanguard 1 foi lançado ao espaço em 17 de março de 1958O Vanguard 1 foi lançado ao espaço em 17 de março de 1958Fonte:  NASA 

Lançado pela NASA cinco meses após a União Soviética mandar ao espaço o seu Sputinik 1 (que já foi incinerado na atmosfera terrestre), o Vanguard 1 é o satélite mais antigo que ainda continua na órbita terrestre, segundo a agência espacial. Uma bolinha de 16,5 cm de diâmetro e menos de 1,5 kg, ele foi o primeiro satélite a utilizar energia solar.

2 - TIROS 1

O TIROS 1 foi lançado em 1º de abril de 1960.O TIROS 1 foi lançado em 1º de abril de 1960.Fonte:  NASA 

Primeiro satélite meteorológico lançado ao espaço, o Satélite de Observação de Televisão e Infravermelho (TIROS no acrônimo em inglês) foi, segundo a NASA, o primeiro passo experimental "para determinar se os satélites poderiam ser úteis no estudo da Terra". Durante os 78 dias em que operou, o satélite foi um sucesso e continua em órbita até hoje.

3 - Luna 1

A Luna foi lançada no dia 4 de janeiro de 1959.A Luna foi lançada no dia 4 de janeiro de 1959.Fonte:  NASA 

Construída e operada pela antiga União Soviética, a Luna 1 foi a primeira nave espacial a atingir a proximidade da Lua, embora não tenha caído no solo lunar, como planejado. Chamada em russo de Mechta (Sonho), ela passou a quase seis mil quilômetros do destino, entrando em órbita ao redor do Sol.

4 - Telstar 1

O Telstar 1 foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962.O Telstar 1 foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962.Fonte:  NASA 

Ícone das comunicações via satélite no mundo, o Telstar 1 foi primeiro satélite de comunicações ativo na órbita terrestre e também o primeiro com financiamento privado. Embora operando por apenas alguns meses, ele transmitiu sinais de telefone, dados e imagens de TV ao vivo do presidente americano John F. Kennedy e do cantor francês Yves Montand, através do oceano Atlântico. O Telstar 1 ainda gira em torno do nosso planeta. 

5 - Intelsat 1

O Intelsat 1 foi lançado em 6 de abril de 1965 pelo International Telecommunications Satellite Consortium (Intelsat).O Intelsat 1 foi lançado em 6 de abril de 1965 pelo International Telecommunications Satellite Consortium (Intelsat).Fonte:  NASA 

Conhecido como "Early Bird" (Pássaro Madrugador), o Intelsat 1 tem 34,5 kg e foi o primeiro satélite de comunicação comercial lançado em órbita geoestacionária da Terra. Pioneiro em "fornecer contato de comunicação direto e quase instantâneo entre a Europa e a América do Norte", segundo a NASA, ele operou por 18 meses, parou, depois foi reativado pelo missão Apollo 11, e permanece até hoje a cerca de 35,9 mil km acima do equador.

Leia também:

6 - Mariner 4

A Mariner 4 foi lançada no dia 28 de novembro de 1964.A Mariner 4 foi lançada no dia 28 de novembro de 1964.Fonte:  NASA 

Uma espaçonave surpreendente, a Mariner 4 da NASA, está atualmente "aposentada" e gira em torno do Sol. Mas, nos seus dias de glória, chegou a Marte em 15 de julho de 1965, tornando-se a primeira sonda espacial a tirar fotos em close de outro planeta. Com uma sobrevida esperada de mais oito meses, ela continuou trabalhando por mais três anos em importantes estudos.

7- Venera 7

A Venera 7 foi lançada em dia 17 de agosto de 1970. A Venera 7 foi lançada em dia 17 de agosto de 1970. Fonte:  NASA 

Primeira sonda a transmitir dados diretamente da superfície de outro planeta por 23 minutos, a Venera 7 chegou ao planeta de mesmo nome (Venera é Vênus em russo) em dezembro de 1970, tornando-se oficialmente o primeiro pouso bem-sucedido no planeta gêmeo inóspito da Terra. Na época, os sensores da espaçonave revelaram temperaturas superiores a 475º C na superfície do planeta.

8 - Buggies lunares das Apollos 15 a 17

Dobráveis, os buggies lunares eram elétricos e podiam atingir até 13 km/h na Lua.Dobráveis, os buggies lunares eram elétricos e podiam atingir até 13 km/h na Lua.Fonte:  NASA 

Embora o rover russo Lunokhod 1, de oito rodas, tenha sido o primeiro veículo espacial com rodas a alcançar a superfície lunar em 17 de novembro de 1970, nada se compara aos três charmosos buggies lunares, os chamados LRVs.

Primeiros veículos de quatro rodas a circular sobre outro corpo celeste, eles estão estacionados na lua até hoje, após servir às missões Apollo 15, 16 e 17.

9 - Pioneer 10

A Pioneer 10 foi lançada pela NASA em 2 de março de 1972.A Pioneer 10 foi lançada pela NASA em 2 de março de 1972.Fonte:  NASA 

Prestes a sair o Sistema Solar em direção à estrela vermelha Aldebaran, a sonda espacial Pioneer 10 foi o primeiro objeto da Terra a cruzar o cinturão de asteroides e enviar imagens de Júpiter. Após ultrapassar a órbita de Plutão, a espaçonave fez sua última comunicação oficial em 23 de janeiro de 2003.

10 - Rover Sojourner

A missão Mars Pathfinder foi lançada em 4 de dezembro de 1996.A missão Mars Pathfinder foi lançada em 4 de dezembro de 1996.Fonte:  NASA 

Pesando pouco mais de 11 quilos, o rover Sojourner da NASA é considerado o robô mais simpático já enviado ao espaço, e é também o primeiro veículo com rodas a percorrer a superfície de outro planeta na história. Estacionado na Chryse Planitia de Marte, ele necessita provavelmente de uma ducha para retirar o excesso de poeira vermelha.

Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo e aproveite para descobrir o que aconteceria se um pedaço de lixo espacial caísse na sua casa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.