Os 10 objetos mais marcantes deixados pelo homem no espaço

Imagem de: Os 10 objetos mais marcantes deixados pelo homem no espaço
Imagem: SpaceX/Wikipedia

Em um artigo publicado no Gizmodo, o bioeticista, transumanista e futurista canadense George Dvorsky idealizou um museu com os objetos humanos mais significativos já enviados ao espaço.

Com a ajuda do astrônomo Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA, ele selecionou uma série de artefatos que, materialmente, não passam hoje de lixo espacial, mas têm um valor inestimável do ponto de vista histórico, nostálgico ou científico. Confira os principais:

1 - Vanguard 1

O Vanguard 1 foi lançado ao espaço em 17 de março de 1958O Vanguard 1 foi lançado ao espaço em 17 de março de 1958Fonte:  NASA

Lançado pela NASA cinco meses após a União Soviética mandar ao espaço o seu Sputinik 1 (que já foi incinerado na atmosfera terrestre), o Vanguard 1 é o satélite mais antigo que ainda continua na órbita terrestre, segundo a agência espacial. Uma bolinha de 16,5 cm de diâmetro e menos de 1,5 kg, ele foi o primeiro satélite a utilizar energia solar.

2 - TIROS 1

O TIROS 1 foi lançado em 1º de abril de 1960.O TIROS 1 foi lançado em 1º de abril de 1960.Fonte:  NASA

Primeiro satélite meteorológico lançado ao espaço, o Satélite de Observação de Televisão e Infravermelho (TIROS no acrônimo em inglês) foi, segundo a NASA, o primeiro passo experimental "para determinar se os satélites poderiam ser úteis no estudo da Terra". Durante os 78 dias em que operou, o satélite foi um sucesso e continua em órbita até hoje.

3 - Luna 1

A Luna foi lançada no dia 4 de janeiro de 1959.A Luna foi lançada no dia 4 de janeiro de 1959.Fonte:  NASA

Construída e operada pela antiga União Soviética, a Luna 1 foi a primeira nave espacial a atingir a proximidade da Lua, embora não tenha caído no solo lunar, como planejado. Chamada em russo de Mechta (Sonho), ela passou a quase seis mil quilômetros do destino, entrando em órbita ao redor do Sol.

4 - Telstar 1

O Telstar 1 foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962.O Telstar 1 foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962.Fonte:  NASA

Ícone das comunicações via satélite no mundo, o Telstar 1 foi primeiro satélite de comunicações ativo na órbita terrestre e também o primeiro com financiamento privado. Embora operando por apenas alguns meses, ele transmitiu sinais de telefone, dados e imagens de TV ao vivo do presidente americano John F. Kennedy e do cantor francês Yves Montand, através do oceano Atlântico. O Telstar 1 ainda gira em torno do nosso planeta.

5 - Intelsat 1

O Intelsat 1 foi lançado em 6 de abril de 1965 pelo International Telecommunications Satellite Consortium (Intelsat).O Intelsat 1 foi lançado em 6 de abril de 1965 pelo International Telecommunications Satellite Consortium (Intelsat).Fonte:  NASA

Conhecido como "Early Bird" (Pássaro Madrugador), o Intelsat 1 tem 34,5 kg e foi o primeiro satélite de comunicação comercial lançado em órbita geoestacionária da Terra. Pioneiro em "fornecer contato de comunicação direto e quase instantâneo entre a Europa e a América do Norte", segundo a NASA, ele operou por 18 meses, parou, depois foi reativado pelo missão Apollo 11, e permanece até hoje a cerca de 35,9 mil km acima do equador.