Marte está girando mais rápido e não sabemos o motivo

Imagem de: Marte está girando mais rápido e não sabemos o motivo
Imagem: Getty Images

Um novo mistério está quebrando a cabeça dos astrônomos em todo o mundo: Marte começou a girar mais rápido e ninguém sabe o motivo. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, a rotação do planeta vermelho está acelerando cerca de quatro miliarcosegundos (amin) a cada ano; como resultado, a duração de um dia reduz um milissegundo a cada ano.

A partir de dados coletados pela sonda Insight, que operou até dezembro de 2022, os cientistas conseguiram detectar que Marte está girando mais rápido e que seus dias estão encurtando. Para os cientistas, a reposta desse mistério pode ser explicada por diferentes tendências que acontecem a longo prazo, além dos efeitos causados pela dinâmica interior do planeta. Por exemplo, o acúmulo de material nas calotas polares pode ser um dos motivos da aceleração.

A missão Insight durou apenas quatro anos, mas coletou dados que continuarão sendo estudados por astrônomos em todo o mundo. Comumente, os dados sísmicos da sonda são utilizados para analisar a superfície e geodinâmica do planeta. Mas neste estudo, os pesquisadores analisaram apenas comunicações de rádio.

Os cientistas coletaram os dados da sonda por meio do sistema de antenas terrestres Deep Space Network (DSN), da NASA.Os cientistas coletaram os dados da sonda por meio do sistema de antenas terrestres Deep Space Network (DSN), da NASA.Fonte:  Getty Images

“É muito legal poder obter esta medição mais recente — e com tanta precisão. Estive envolvido em esforços para colocar uma estação geofísica como a InSight em Marte por um longo tempo, e resultados como este fazem todas essas décadas de trabalho valerem a pena”, disse o geofísico planetário do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Bruce Banerdt.

Marte girando rápido

Os cientistas descobriram variações sutis na frequência das ondas de rádio e, assim, puderam criar um modelo preciso da rotação de Marte; foram analisados 900 dias de ondas de rádio. A equipe explica que a aceleração pode estar sendo afetada pela redistribuição da massa de Marte, contudo, eles acreditam que também existem outros motivos.

A ilustração acima apresenta as camadas de Marte.A ilustração acima apresenta as camadas de Marte.Fonte:  Getty Images

Na Terra, ocorre um efeito oposto, pois a rotação terrestre está diminuindo devido à influência da Lua, causando a redistribuição de massa e o movimento dos oceanos. Como Marte não tem oceanos, a aceleração observada pode ser resultado da redistribuição da massa marciana.

"É um experimento histórico. Gastamos muito tempo e energia nos preparando para o experimento e antecipando essas descobertas. Mas, apesar disso, ainda fomos surpreendidos ao longo do caminho — e ainda não acabou, já que o Insight ainda tem muito a revelar sobre Marte”, disse o astrônomo do Observatório Real da Bélgica, Sebastien Le Maistre.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro da últimas notícias sobre o Planeta Vermelho,  aqui no TecMundo e veja a imagem de “espinha dorsal humana” fotografada em Marte.