É seguro comer sushi? Saiba o que se esconde nessa iguaria

Imagem de: É seguro comer sushi? Saiba o que se esconde nessa iguaria
Imagem: Getty Images

Em estudo publicado na revista Frontiers in Microbiology, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), apresentam o mapeamento de microrganismos encontrados em peixes e frutos-do-mar, levantando novo alerta sobre o consumo cru desses alimentos.

Shushi, sashimi, ceviche, poke e tantos outros pratos culinários utilizam o peixe cru como base de preparo. Mas apesar da deliciosos, também podem ser um risco para a saúde.

Sejam do mar ou do rio, peixes, crustáceos e moluscos podem conter bactérias, parasitas ou até contaminantes que podem interferir na saúde humana. Entre as mais comuns, são encontradas contaminações por mercúrio e por parasitas como o platelminto do gênero Diphyllobothrium, conhecido popularmente como tênia do peixe.

Por ser cru, o alimento pode apresentar diversos microrganismos com potencial infeccioso para humanos.Por ser cru, o alimento pode apresentar diversos microrganismos com potencial infeccioso para humanos.Fonte:  Getty Images

Já entre as bactérias a Listeria monocytogenes, Vibrio parahaemolyticus, Salmonella, Pseudomonas, entre outras são as mais encontradas em amostras de pescados. Essas bactérias, causar infecções gastrointestinais, febre, dores musculares, ocasionando desde quadros leves a complicações graves, como sepse, destruição de tecidos moles e neuropatias.

Todavia a bactéria alvo da pesquisa norueguesa é a aeromonas, devido a um aumento de casos de infecção por esse microrganismo. Em seu estudo, a equipe relata que diversas pesquisas evidenciam a necessidade de atenção com essa bactéria, sendo ela considerada um "patógeno emergente de origem alimentar".

A infecção por aeromonas podem gerar infecções graves que levam a morte devido a complicações, como sepse.A infecção por aeromonas podem gerar infecções graves que levam a morte devido a complicações, como sepse.Fonte:  Getty Images

Em amostras de alimentos com peixe cru, comprados na Noruega, ao todo foram identificadas 22 cepas, em 8 espécies diferentes de aeromonas.

Entre os achados, a equipe encontrou um alto grau de virulência, mecanismos de escape de barreiras imunológicas, esquema de secreção de toxinas, e sinais de aumento de potencial resistivo a antibióticos.

É o fim do rodízio?

Calma, não é o fim do seu rodízio, mas é um alerta para você ter cuidado. De acordo com o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, ao escolher peixes, preste atenção se os peixes frescos estão corretamente refrigerados e apresentam escamas bem aderidas ou couro íntegro. As guelras devem estar rosadas e os olhos brilhantes e transparentes.

Caso opte pela compra de peixes congelados, eles devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite embalagens com acúmulo de água.

Aproveite seu rodízio de sushi em segurança!Aproveite seu rodízio de sushi em segurança!Fonte:  GettyImages

Para comer seu sushi em segurança, frequentes restaurantes confiáveis e especializados no preparo desse tipo de alimento. Observe a cor, textura e se o alimento apresenta cheiro forte. Caso suspeite, não coma!

Alimento seguro

O consumo de pescados traz diversos benefícios à saúde. Proteínas, zinco, B12 entre outras vitaminas podem ser encontrados nesse tipo de alimento. A quantidade recomenda é de uma ou duas porções de peixe por semana. Garantindo qualidade e procedência é possível manter o peixe, ainda que cru, na sua dieta de forma segura.

Quer saber mais sobre o mundo das bactérias e seus perigos? Leia também sobre as bactérias superpoderosas do fundo do mar. Continue acompanhando o TecMundo!