Mistério! Estação Espacial Internacional (ISS) perde contato com a Terra pela primeira vez

2 min de leitura
Imagem de: Mistério! Estação Espacial Internacional (ISS) perde contato com a Terra pela primeira vez
Imagem: Getty Images

Na última terça-feira (25), pela primeira vez desde 2009, a Estação Espacial Internacional (ISS) passou por uma grande queda de energia temporária. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) comentou que a interrupção de energia cortou a comunicação com os astronautas que estão em missão na estação.

A interrupção durou cerca de 90 minutos, contudo, a agência espacial afirma que a tripulação não correu perigo em nenhum momento, inclusive, a equipe terrestre conseguiu entrar em contato com os astronautas após cerca de 20 minutos — eles utilizaram recursos russos.

Desde que a ISS se tornou completamente operacional em 2009, foi a primeira vez que a agência precisou utilizar sistemas de backup para entrar em contato com a tripulação. O problema aconteceu durante atualizações de um sistema na sede da NASA, que já estava programado para acontecer.

A imagem apresenta os astronautas Sergey Prokopyev, a esquerda, e Woody Hoburg, a direita; a interrupção durou aproximadamente 90 minutos, mas a comunicação foi restabelecida após 20 minutos.A imagem apresenta os astronautas Sergey Prokopyev, a esquerda, e Woody Hoburg, a direita; a interrupção durou aproximadamente 90 minutos, mas a comunicação foi restabelecida após 20 minutos.Fonte:  NASA 

"Temos feito algumas atualizações ... para adicionar alguma confiabilidade aos nossos sistemas de energia. Perdemos a energia, a telemetria, o comando e a voz da Estação Espacial Internacional. Sabíamos que este trabalho estava acontecendo e, em preparação para isso, temos um sistema de comando e controle de backup que usaríamos se tivéssemos que fechar o centro de emergência meteorológica - especialmente importante durante a temporada de furacões"” disse o gerente do programa da estação espacial, Joel Montalbano, durante uma coletiva de imprensa.

A tripulação da 69º expedição da ISS inclui os astronautas Frank Rubio, Woody Hoburg e Stephen Bowen, Roscosmos Dmitri Petelin, Andrey Fedyaev, Sergey Prokopyev e Sultan Alneyadi.

NASA explica mistério

Montalbano disse que foi um problema no sistema terrestre da agência espacial, por isso, os astronautas não passaram por nenhuma situação de perigo. A interrupção de energia foi resultado de atualizações no sistema de energia terrestre do edifício no Johnson Space Center de Houston, nos Estados Unidos, que já estavam programadas.

Apesar do planejamento da atualização, a NASA afirma que não estava esperando pela interrupção de energia. Ou seja, a interrupção misteriosa foi uma surpresa para a equipe terrestre da agência e para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. De qualquer forma, o problema já foi resolvido.

“Conseguimos conversar com a tripulação por meio de recursos russos cerca de 20 minutos após a falha. Não foi um problema a bordo. Foi puramente um problema de solo. Novamente, nenhum impacto na segurança da tripulação ou do veículo, e vamos entender melhor o que aconteceu e então tirar as lições aprendidas e seguir em frente”, acrescentou Montalbano durante a coletiva.

Mantenha-se sempre atualizado sobre ciência e tecnologia aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.