Telescópio descobre estrela anã branca com 'duas faces'; veja o vídeo

Imagem de: Telescópio descobre estrela anã branca com 'duas faces'; veja o vídeo
Imagem: Getty Images

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature, pela primeira vez, uma equipe de cientistas detectou uma anã branca muito diferente das outras estrelas da mesma categoria: ela tem 'duas faces'. Os cientistas utilizaram dados do observatório astronômico Zwicky Transient Facility (ZTF), nos Estados Unidos, e de outros telescópios para desvendar o novo objeto cósmico misterioso.

A anã branca foi nomeada de Janus em homenagem ao deus romano de mesmo nome, que também possui duas faces. Na realidade, a aparência da estrela é divida em duas partes, pois a superfície de Janus é completamente diferente em cada um dos lados; por isso, a referência as ‘duas faces’.

O que é uma anã branca?

Uma anã branca representa o estágio após a morte de uma estrela que não teve 'força o suficiente' para se transformar em uma supernova. Após queimarem todo o seu combustível nuclear, as anãs brancas se tornam densas e com massa comparável a do Sol e apesar disso, elas costumam emitir pouca luminosidade.

Os cientistas ainda não compreenderam como a estrela anã branca, nomeada Janus, ganhou as 'duas faces'.Os cientistas ainda não compreenderam como a estrela anã branca, nomeada Janus, ganhou as 'duas faces'.Fonte:  Reprodução/Caltech

“Não todas, mas algumas anãs brancas passam de dominadas por hidrogênio para hélio em sua superfície. Podemos ter pego uma dessas anãs brancas em flagrante. Campos magnéticos em torno de corpos cósmicos tendem a ser assimétricos ou mais fortes de um lado. Campos magnéticos podem impedir a mistura de materiais. Portanto, se o campo magnético for mais forte de um lado, esse lado terá menos mistura e, portanto, mais hidrogênio”, disse a principal autora, Ilaria Caiazzo, associada, da Caltech, nos EUA.

Anã branca com 'duas faces'

Conforme o estudo descreve, Janus gira em seu próprio eixo a cada 15 minutos, tem uma temperatura de 35 mil graus Celsius e, principalmente, possui dois lados completamente diferentes. Até o momento, a equipe ainda não compreendeu como esse fenômeno aconteceu, mas eles já pensaram em algumas teorias.

Uma das possíveis explicações é que a estrela branca já passou por diversas mudanças, outra sugere que as faces foram produzidas pelo poderoso campo magnético do objeto cósmico. Até o momento, Janus é a única estrela descoberta com essas características.

“Campos magnéticos em torno de corpos cósmicos tendem a ser assimétricos ou mais fortes de um lado. Campos magnéticos podem impedir a mistura de materiais. Portanto, se o campo magnético for mais forte de um lado, esse lado terá menos mistura e, portanto, mais hidrogênio”, acrescenta Caiazzo.

De qualquer forma, os cientistas apontam que continuarão utilizando o observatório ZTF para buscar por outras estrelas com características semelhantes, a fim de entender o processo responsável por criar as 'duas faces'.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a matéria em suas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo!