Fósseis de 125 milhões de anos mostram combate entre mamífero e dinossauro

2 min de leitura
Imagem de: Fósseis de 125 milhões de anos mostram combate entre mamífero e dinossauro
Imagem: Getty Images

Segundo um estudo publicado na revista científica Scientific Reports, uma equipe de cientistas encontrou fósseis pré-históricos que apresentam uma batalha mortal entre um dinossauro herbívoro e um mamífero carnívoro. A análise computadorizada aponta que são fósseis de animais que viveram há aproximadamente 125 milhões de anos — preservando um momento único para a ciência.

A pesquisa sugere que os fósseis capturam o exato momento de um combate mortal entre um dinossauro Psitacossauro e um mamífero da espécie Repenomamus; na ocasião, o carnívoro teve a ousadia de atacar um dinossauro com o dobro do seu tamanho — os psitacossauros herbívoros viveram na Ásia entre 125 milhões e 105 milhões de anos atrás

Enquanto o mamífero tinha o tamanho semelhante ao de um texugo, o dinossauro tinha a estatura de um cachorro grande.Enquanto o mamífero tinha o tamanho semelhante ao de um texugo, o dinossauro tinha a estatura de um cachorro grande.Fonte:  GANG HAN/EurekAlert 

De acordo com os cientistas, o mais impressionante da nova descoberta é que o combate aconteceu durante o período do Cretáceo, desafiando a visão dos estudiosos sobre a época. Até então, os especialistas acreditavam que os dinossauros não tinham opositores mamíferos durante o Cretáceo, pois eles ainda não haviam alcançado um nível mínimo de domínio entre as espécies — neste período, os dinossauros dominavam o mundo.

"Os dois animais estão envolvidos em um combate mortal, intimamente entrelaçados, e é uma das primeiras evidências a mostrar o comportamento predatório real de um mamífero em um dinossauro", disse o co-autor do estudo e paleobiólogo do Museu Canadense de Natureza, Dr. Jordan Mallon, em comunicado oficial sobre a pesquisa.

Combate mortal

Durante o combate mortal, o dinossauro herbívoro parece ter sido dominado até ficar de bruços no chão. Já o mamífero ficou por cima de sua presa, mordendo as costelas e segurando as patas do dinossauro. Conforme o estudo explica, os dados sugerem que o dinossauro estava vivo no momento em que foi atacado.

Um detalhe interessante da dupla de fósseis é que o dinossauro está deitado de bruços, com os membros ao lado do corpo; mais um sinal de que ele foi atacado.Um detalhe interessante da dupla de fósseis é que o dinossauro está deitado de bruços, com os membros ao lado do corpo; mais um sinal de que ele foi atacado.Fonte:  Michael W. Skrepnick / Canadian Museum of Nature 

Os cientistas afirmam que continuarão estudando os fósseis para buscar por mais respostas sobre a interação entre as diferentes espécies que viveram há milhões de anos. As descobertas aconteceram na província de Liaoning, na China, no sítio arqueológico de Liujitun.

“Este pode ser o caso do que está descrito no fóssil, com o Repenomamus realmente comendo o Psitacossauro enquanto ele ainda estava vivo – antes de ambos serem mortos no rescaldo turbulento”, acrescentou Mallon.

Mantenha-se atualizado sobre tecnologia e ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir como os cientistas dão nomes para os dinossauros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.