Telescópio Espacial James Webb divulga novas imagens de Saturno

2 min de leitura
Imagem de: Telescópio Espacial James Webb divulga novas imagens de Saturno
Imagem: GettyImages

Recentemente, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) coletou dados do sexto planeta do sistema solar, o Saturno e, neste último domingo (25), divulgou as primeiras imagens do gigante gasoso. Apesar de ser uma novidade incrível, as imagens ainda não receberam nenhum tratamento final e estão com uma aparência mais 'crua' que outras fotografias divulgadas pelo telescópio.

Após coletar dados usando o equipamento Near Infrared Spectrograph (NIRSpec), as imagens brutas foram carregadas no site JWST Feed. Os dados foram coletados para observações de uma equipe liderada pelo cientista planetário da Universidade de Leicester (Reino Unido), Leigh Fletcher.

Os pesquisadores acreditam que os dados coletados pelo NIRSpec podem ser utilizados para aprender mais sobre as luas e anéis de Saturno, inclusive, eles acreditam que o equipamento auxiliará na descoberta de novas luas ao redor do planeta.

A imagem não passou por um tratamento final, mas em breve, os cientistas devem divulgar uma versão ainda mais impressionante.A imagem não passou por um tratamento final, mas em breve, os cientistas devem divulgar uma versão ainda mais impressionante.Fonte:  JWST/JWSTFeed 

No total, os cientistas já detectaram 145 luas em Saturno, dando ao planeta o título de líder na lista dos planetas com mais satélites naturais no sistema solar — é o único planeta do nosso sistema com mais de 100 satélites.  Uma delas é conhecida como Encélado, uma lua que pode oferecer condições químicas para a formação da vida como conhecemos.

“Adornado com milhares de lindos cachos, Saturno é único entre os planetas. Todos os quatro planetas gigantes gasosos têm anéis — feitos de pedaços de gelo e rocha — mas nenhum é tão espetacular ou complicado quanto o de Saturno. Como os outros gigantes gasosos, Saturno é principalmente uma enorme bola de hidrogênio e hélio”, a NASA descreve em seu site oficial.

James Webb e Saturno

Nas imagens, os anéis de Saturno são representandos por uma mancha branca brilhante e o planeta em si é representado na cor preta — as manchas brancas são ruídos e devem ser removidos na versão final. As fotos foram capturadas com filtros e por isso estão apresentadas em preto e branco.

O site JWST Feed divulgou imagens com diferentes filtros.O site JWST Feed divulgou imagens com diferentes filtros.Fonte:  JWST/JWSTFeed 

A equipe de cientistas também solicitou dados do equipamento de tecnologia infravermelha Mid-Infrared Instrument (MIRI), do Telescópio Espacial James Webb, e imagens de algumas luas específicas de Saturno.

De qualquer forma, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) deve divulgar imagens coloridas e impressionantes após realizar o tratamento final dos dados coletados em Saturno. Por enquanto, ainda não há nenhuma previsão para a versão final das fotografias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.