Com 62 novas luas, Saturno passa Júpiter com o maior número de luas

Imagem de: Com 62 novas luas, Saturno passa Júpiter com o maior número de luas
Imagem: Getty Images

Equipe de pesquisadores do Instituto Academia Sinica de Astronomia e Astrofísica em Taiwan, conseguiu identificar 62 novos satélites naturais orbitando Saturno, utilizando técnica de sobreposição de imagens para identificação de pequenos corpos celestes.

Se estamos felizes com apenas um satélite natural, imagine ter 145. Pesquisadores têm estudado os arredores de diversos planetas, sempre perscrutando novos corpos celestes que possam existir na vizinhança.

Em fevereiro deste ano, Júpiter havia ultrapassado Saturno em número de luas. Com 12 novos satélites, o gigante gasoso possuía 92 luas confirmadas.

Júpiter manteve o posto por pouco tempo.Júpiter manteve o posto por pouco tempo.Fonte:  Getty Images

Mas Saturno retorna com um número esmagador de novos satélites naturais, saltando de 83 para 145.

A identificação de novas luas enfrenta diversos desafios. Os telescópios utilizados para esse fim estão na Terra, então fatores como distância e luminosidade do Sol, são limitantes para identificação de novos corpos celestes.

A identificação é difícil mesmo para sondas.A identificação é difícil mesmo para sondas.Fonte:  GettyImages

A técnica mais utilizada para identificação de novos astros é a partir da identificação de perturbações na órbita e na emissão de luminosidade do planeta, conhecida como sobreposição.

Os astrônomos medem a periodicidade do aparecimento de sombras e pequenas perturbações na órbita, podendo indicar a presença de um novo satélite.

Mas não é qualquer sombra. Para que um corpo celeste seja considerado uma lua, deve atender a alguns pré-requisitos, como por exemplo: ter órbita estável ao redor de um corpo celeste, ser menor em consideração ao astro principal, não gerar disputa de forças que perturbem a órbita do astro orbitado.

Mapa orbital de 4 das novas 62 luas identificadas.Mapa orbital de 4 das novas 62 luas identificadas.Fonte:  Reprodução University of British Columbia

As novas 62 luas estão em observação desde 2019. Mas para identificação desses novo conjunto lunar, os astrônomos utilizaram a técnica de sobreposição de imagens, formando um mapa orbital das luas. Graças a isso, mesmo luas diminutas com 2,5 quilômetros de diâmetro, puderam ser identificadas.

Os astrônomos classificaram as novas luas de Saturno como "luas irregulares", que são astros com órbitas longas, inclinadas e elípticas, com a maioria se encaixando no grupo nórdico.

Mas para os cientistas, essas novas luas não significam muito mais do que apenas novos satélites naturais.

Com a recente descoberta, além do título de O Senhor dos Anéis, podemos chamar Saturno, de o Senhor das Luas.Com a recente descoberta, além do título de O Senhor dos Anéis, podemos chamar Saturno, de o Senhor das Luas.Fonte:  GettyImages

Para os pesquisadores, em algum momento houve a explosão de uma grande lua nos arredores de Saturno, criando as pequenas luas e contribuindo para a formação dos anéis do planeta.

Mas para a teoria se provar verdadeira, a tecnologia de observação celeste ainda precisa avançar.