Ozempic: quais os riscos do medicamento de acordo com a ciência?

3 min de leitura
Imagem de: Ozempic: quais os riscos do medicamento de acordo com a ciência?
Imagem: BBC

De último recurso para tratamento de diabete tipo dois de difícil controle, a queridinho para tratamento contra sobrepeso e obesidade. O Ozempic tem ganhado destaque para quem quer emagrecer.

Mas o que não te contaram, talvez, são os riscos envolvidos na utilização off label da medicação. Saiba quais são os riscos, contraindicações e efeitos estéticos indesejáveis do Ozempic.

A medicação é uma injeção intradérmica.A medicação é uma injeção intradérmica.Fonte:  Getty Images 

O que é e para que serve o Ozempic?

O Ozempic tem como princípio ativo a semaglutida, que é capaz de desempenhar três principais funções no organismo do usuário. É aplicada uma vez por semana, e custa em média R$ 800,00, a caixa com 3 a 4 doses.

As duas principais são a estimulação da produção de insulina e o inibição na secreção do glucagon.

O ciclo da insulina e do glucagonO ciclo da insulina e do glucagonFonte:  Getty Images 

A insulina é responsável pelo transporte da glicose presente no sangue para as células, onde será convertida em energia para nosso corpo. Já o glucagon fica no encargo de concentrar a glicose no sangue.

Quando há um desiquilíbrio entre a secreção de ambos, ocorre uma exacerbação no quadro de diabete tipo 2 que pode ser difícil de controlar.

Para isso o Ozempic foi desenvolvido, para controlar quadros de diabetes tipo 2 de difícil manejo. Mas é a terceira característica que tem ganhado destaque e que oferece alguns riscos à saúde.

O Ozempic foi desenvolvido para pessoas que tenham o peso como um fator de risco.O Ozempic foi desenvolvido para pessoas que tenham o peso como um fator de risco.Fonte:  Getty Images 

Ozempic e o emagrecimento

A semaglutida é a forma sintética de um hormônio produzido pelo nosso organismo, que indica quando estamos saciados, o GLP - 1.

Sendo assim, os usuários da medicação apresentavam menos episódios de fome, diminuindo quantidades, número de refeições e consequentemente perderam peso. A perda rápida e significativa não passou despercebida, e logo pessoas ao redor de todo mundo passaram a utilizar a medicação como um recurso para o emagrecimento.

Esse tipo de utilização é caracterizada como um uso off label, que é quando uma medicação passa a ser consumida por um dos seus efeitos colaterais, ao invés da finalidade real do medicamento.

Porém nem tudo se resumo a melhores números na balança, existem riscos graves na utilização não prescrita da medicação.

Sempre prefira métodos naturais para o emagrecimento.Sempre prefira métodos naturais para o emagrecimento.Fonte:  GettyImages 

Quais os riscos de utilizar Ozempic para emagrecer?

Com as redes sociais, muitas medicações e métodos que visam a melhora da estética se tornam rapidamente virais.

Utilizado por diversos influenciadores, que inclusive incentivam e dão explicações sobre como utilizar a medicação, o Ozempic pode, na verdade, ser um risco para a saúde dos usuários.

A medicação foi pensada para pessoas com diabete tipo 2, que são capazes de produzir insulina, mesmo que em pouca quantidade.

Pessoas com diabete tipo 1 não produzem insulina, sendo necessária reposição sintética do hormônio.Pessoas com diabete tipo 1 não produzem insulina, sendo necessária reposição sintética do hormônio.Fonte:  GettyImages 

Pessoas com diabete tipo 1, que não são capazes de produzir insulina, podem correr sérios riscos. Devido à sensação de saciedade, a pessoa pode não ingerir água e nutrientes suficientes, gerando quadros de hipoglicemia ou desidratação.

A medicação também pode causar problemas gástricos como o refluxo. Se não tratado da maneira correta, pode gerar diversos prejuízos à saúde. Entretanto o efeito colateral do emagrecimento por uso do Ozempic mais famoso é o "Ozempic face".

O emagrecimento rápido acentua a flacidez e rugas na pele.O emagrecimento rápido acentua a flacidez e rugas na pele.Fonte:  GettyImages 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção Rio Grande do Sul, o emagrecimento rápido causado pelo uso da medicação provoca a perda dos coxins de gordura do rosto.

Esses coxins são responsáveis pela sustentação da pele e quando ocorre um processo de emagrecimento muito acelerado, a pele não tem tempo para se ajustar, acentuando rugas e linhas de expressão.

Apesar do resultado rápido na balança, o uso da medicação sem acompanhamento médico e nutricional, pode se tornar um agravo de saúde, gerando ainda, resultados frustrantes na estética.

A promessa revolucionária pode se tornar uma dor de cabeça, caso o medicamento seja utilizado incorretamente.

Os riscos de utilizar o Ozempic podem se sobressair aos resultados esperados.Os riscos de utilizar o Ozempic podem se sobressair aos resultados esperados.Fonte:  GettyImages 

Emagreça saudável

O processo de emagrecimento pode ser longo algumas vezes. É necessário disciplina, autocontrole e constância. Algumas pessoas, de fato, necessitam de apoio medicamentoso e cirúrgico para atingir um peso saudável.

Sempre procure apoio de profissionais da saúde para que o processo seja progressivo e não lhe traga novos problemas de saúde. Seu médico saberá lhe indicar quais doses e medicamentos você deve usar, se for necessário.

Mais importante do que o "corpo do verão", é sua saúde física e mental.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.