Telescópio Hubble registra estrela sendo ‘engolida’ por buraco negro; veja

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio Hubble registra estrela sendo ‘engolida’ por buraco negro; veja
Imagem: NASA

Na última quinta-feira (12), a NASA divulgou imagens de um evento astronômico impressionante: o Telescópio Espacial Hubble registrou os últimos momentos de uma estrela sendo ‘engolida’ por um buraco negro. Durante o evento, foi possível visualizar o buraco negro puxando a estrela para seu campo gravitacional, localizado a cerca de 300 milhões de anos-luz.

O episódio é conhecido cientificamente como "evento de perturbação das marés" e acontece quando a força gravitacional de um buraco negro puxa o material estelar e libera uma forte radiação — nesse caso, o evento de maré foi nomeado de AT2022dsb. Como está acontecendo há milhões de anos-luz, no centro da galáxia ESO 583-G004, o evento foi captado por meio dos sensores de luz ultravioleta do Hubble.

Utilizando o sistema de espectroscopia do telescópio para descobrir informações detalhadas, os cientistas detectaram hidrogênio e carbono. O mais interessante é que, durante o belo e violento acontecimento espacial, a estrela é puxada para o campo gravitacional do buraco negro em um movimento circular que cria a aparência de uma rosquinha.

Os cientistas não fotografaram o evento por conta da distância, mas captaram os dados espectroscópicos da área e fizeram uma ilustração para reproduzir o acontecimento.Os cientistas não fotografaram o evento por conta da distância, mas captaram os dados espectroscópicos da área e fizeram uma ilustração para reproduzir o acontecimento.Fonte:  NASA 

Buraco negro guloso

"Normalmente, esses eventos são difíceis de observar. Você obtém talvez algumas observações no início da interrupção quando está realmente claro. Nosso programa é diferente porque foi projetado para observar alguns eventos de maré ao longo de um ano para ver o que acontece”, disse Peter Maksym do Centro de Astrofísica de Harvard.

O evento AT2022dsb foi visualizado pela primeira vez em março de 2022, pela rede de telescópios terrestres All-Sky Automated Survey for Supernovae (ASAS-SN). Até o momento, foram registrados apenas cerca de 100 eventos de pertubação das marés, por meio de diferentes tipos de telescópios.

A área de gás estudada, conhecida como Torus, tem o tamanho do nosso sistema solar e está girando em torno do buraco negro que devorou a estrela. Por isso, os astrônomos apontam que os dados obtidos pelo Hubble são importantes para tentar entender mais sobre esses eventos, pois observá-los ainda é muito complicado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.