Alienígenas poderiam detectar a Terra via sinais de rádio

Imagem de: Alienígenas poderiam detectar a Terra via sinais de rádio
Imagem: Getty Images

Cientistas da Universidade de Manchester e da Universidade de Mauritius publicaram um estudo que sugere que alienígenas em planetas próximos - em até dez anos-luz - poderiam detectar a Terra por meio de sinais de rádio vazados.

Os sinais de rádio da Terra são, atualmente, a segunda fonte mais poderosa de vazamento de rádio, ficando atrás somente para as transmissões de radar militar.

O estudo, publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, descobriu que apenas civilizações tecnologicamente mais avançadas poderiam detectar os níveis atuais de vazamento de rádio da Terra, mas a medida que ganhamos novas tecnologias e sistemas de banda larga mais poderosos, mais os alienígenas poderão detectar os humanos na Terra.

Segundo o professor Mike Garrett, líder da equipe do projeto e diretor do Centro de Astrofísica Jodrell Bank da Universidade de Manchester, embora tenha sido dito que a Terra se tornou cada vez mais quieta em termos de rádio nos últimos anos — é verdade que temos menos transmissores de TV e rádio poderosos hoje —, a proliferação de sistemas de comunicação móvel em todo o mundo é profunda. Embora cada sistema represente relativamente baixos poderes de rádio individualmente, o espectro integrado de bilhões desses dispositivos é substancial.

Antenas telefônicas são a segunda maior fonte de vazamento de sinais de rádio da Terra. Antenas telefônicas são a segunda maior fonte de vazamento de sinais de rádio da Terra. Fonte: Getty Images

Conforme as estimativas atuais, teremos mais de cem mil satélites em órbita terrestre baixa e além antes do final da década. A Terra já é anormalmente brilhante na parte de rádio do espectro. Se a tendência continuar, poderíamos nos tornar prontamente detectáveis por qualquer civilização avançada com a tecnologia certa.

Essa pesquisa demonstra a importância de considerar a possibilidade de existência de outras civilizações no universo e a necessidade de manter a vigilância contra possíveis ameaças extraterrestres. Além disso, ressalta a importância de tecnologias sustentáveis e conscientes da presença de outras possíveis formas de vida no universo.

A equipe de pesquisa agora está interessada em estender sua pesquisa para incluir outros contribuintes para o vazamento de rádio da Terra, como radares civis e militares poderosos, novos sistemas de transmissão digital, redes Wi-Fi, telefones móveis individuais e as constelações de satélites agora sendo lançadas em órbita terrestre baixa.