Aquecimento global gera chuvas e secas mais fortes, reforça estudo da NASA

2 min de leitura
Imagem de: Aquecimento global gera chuvas e secas mais fortes, reforça estudo da NASA
Imagem: GettyImages

O aquecimento global é apontado como um dos principais causadores das mudanças e desastres ambientais em todo o mundo, como inundações e secas. Agora, um novo estudo realizado por cientistas da NASA afirma que o aquecimento global é responsável por gerar mais chuvas e secas mais fortes na Terra.

Publicado na revista científica Nature Water,  o estudo foi conduzido por dois cientistas da NASA, que analisaram 20 anos de dados dos satélites GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment) e GRACE-FO (GRACE-Follow-On) para entender se o aquecimento global é responsável por mais chuvas e períodos de seca mais intensos. Assim, eles perceberam que esses eventos extremos estão intimamente conectados ao aquecimento global.

Entre 2015 e 2021, os pesquisadores contabilizaram quatro eventos extremos de seca e umidade por ano, sendo que nos 13 anos anteriores o registro foi de três por ano. O período também registrou sete dos anos mais quentes do registro moderno; segundo os cientistas, o calor é condizente com os dados, pois o ar quente ajuda a evaporar rapidamente a umidade e causar mais secas, além de reter mais umidade em períodos de nevasca e chuva.

Períodos de chuva em azul e períodos de seca em vermelho, entre 2002 e 2022; segundo a NASA, a seca que ocorreu no Brasil entre 2015 e 2016 foi o evento mais intenso de seca das últimas duas décadas.Períodos de chuva em azul e períodos de seca em vermelho, entre 2002 e 2022; segundo a NASA, a seca que ocorreu no Brasil entre 2015 e 2016 foi o evento mais intenso de seca das últimas duas décadas.Fonte:  NASA 

Aquecimento global

“A ideia de mudança climática pode ser abstrata. Alguns graus mais quente não parece muito, mas os impactos do ciclo da água são tangíveis. O aquecimento global vai causar secas e períodos úmidos mais intensos, o que afeta as pessoas, a economia e a agricultura em todo o mundo”, disse um dos autores do estudo e hidrologista do Goddard Space Flight Center da NASA, Matt Rodell, em comunicado.

Ao todo, os cientistas estudaram 1.056 eventos que aconteceram entre 2002 e 2021, analisando anomalias de armazenamento de água, como em aquíferos, lagos, rios e locais com neve e gelo. Segundo Rodell, é como observar o nível da água em uma banheira, onde é possível visualizar o nível aumentar e diminuir mesmo sem saber a quantidade exata de água na banheira.

A análise também revelou que 20% das perdas econômicas nos Estados Unidos são resultantes de inundações e secas causadas por eventos climáticos. Contudo, os cientistas apontam que os impactos econômicos são semelhantes em todo o mundo, a depender da classe de cada pessoa — os mais pobres tendem a sofrer mais.

Confira um vídeo da NASA que apresenta os ciclos de seca e chuva dos últimos 20 anos:


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.