Telescópio James Webb descobre exoplaneta parecido com a Terra

Imagem de: Telescópio James Webb descobre exoplaneta parecido com a Terra
Imagem: NASA/Reprodução

O telescópio James Webb encontrou um exoplaneta parecido com a Terra, orbitando uma estrela anã vermelha a 41 anos-luz de distância. Essa é a primeira confirmação da existência de um planeta fora do Sistema Solar feita pelo poderoso instrumento espacial da NASA, destinado a buscar mundos distantes potencialmente habitáveis.

O rochoso, chamado de LHS 475 b, tem quase o mesmo tamanho do nosso planeta, com 99% do diâmetro da Terra. Sua presença na constelação de Octans já havia sido sugerida pela missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), mas confirmada após uma análise detalhada de dados anteriores em conjunto com novas observações do espectrógrafo de infravermelho do Webb.

O telescópio espacial James Webb confirmou a existência de um exoplaneta rochoso, parecido com a TerraO telescópio espacial James Webb confirmou a existência de um exoplaneta rochoso, parecido com a TerraFonte:  Shutterstock

O exoplaneta recém-descoberto faz uma órbita completa a cada 2 dias terrestres, em torno de uma estrela próxima que tem menos da metade da temperatura do Sol. Até o momento, não é possível afirmar que o LHS 475 b possui uma atmosfera, já que a equipe responsável pelo trabalho não detectou uma quantidade significativa de qualquer elemento ou molécula.

No entanto, há a certeza de que não existe metano na possível atmosfera. Isso porque se o metano estivesse lá, o bloqueio de luz estelar seria forte o suficiente para dificultar a observação do exoplaneta. Ainda assim, os pesquisadores não descartaram outros tipos de composições atmosféricas, como uma formada por dióxido de carbono puro.

A temperatura no local é algumas centenas de graus mais quente do que a da Terra, o que pode conferir ao LHS 475 b uma atmosfera densa, dominada por nuvens espessas. Caso esse cenário seja confirmado, o mundo distante em questão seria mais parecido com Vênus — o qual possui uma atmosfera composta por dióxido de carbono.

De acordo com comunicado oficial da NASA, os resultados do estudo desse planeta rochoso do tamanho da Terra ainda não permitem tirar conclusões definitivas, mas abre portas para estudos futuros detalhados de mundos distantes. A previsão é a de o Webb se volte novamente para o LHS 475 b em meados do ano, justamente para obter espectros adicionais de sua composição planetária.