NASA descobre planeta do tamanho da Terra com potencial de abrigar vida

Imagem de: NASA descobre planeta do tamanho da Terra com potencial de abrigar vida
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA encontrou um novo exoplaneta do tamanho da Terra com o potencial de suportar vida, localizado em um sistema a 100 anos-luz de distância. Chamado de TOI 700 e, o mundo provavelmente rochoso orbita uma estrela dentro da região chamada de zona habitável, onde a água líquida em superfície pode estar presente em algum momento da história de seus planetas.

A descoberta foi feita através de dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), telescópio espacial destinado a buscar planetas fora do nosso Sistema Solar. A novidade foi recém apresentada no encontro da American Astronomical Society e aceita para publicação em periódico da The Astrophysical Journal Letters.

O sistema planetário TOI 700

O sistema TOI 700, descoberto em 2020 na constelação de Dorado, é formado por uma estrela anã — pequena e fria, que abriga agora 4 exoplanetas conhecidos. O TOI 700 e tem cerca de 95% do tamanho da Terra, e faz uma volta completa ao redor de sua estrela a cada 28 dias.

Ele possui um “irmão gêmeo”, o TOI 700 d, que está em uma órbita de 37 dias na zona considerada habitável. Por sua vez, o TOI 700 b tem 90% da dimensão do nosso planeta, e leva 10 dias para completar o período orbital. Já o TOI 700 c, é 2,5 vezes maior do que a Terra e completa sua órbita a cada 16 dias.

A missão TESS

O satélite TESS foi lançado em 2018, através do foguete Falcon 9 da SpaceX, com o propósito de descobrir mundos distantes — incluindo aqueles que podem sustentar formas de vida. A expectativa é a de que o telescópio monitore 200 mil estrelas brilhantes, espalhadas em grandes áreas do espaço.

A descoberta do TOI 700 e aconteceu graças a observações adicionais da missão desde o início de suas operações. Além de dar luz à existência de novos mundos, essas informações ajudam astrônomos a entender melhor as origens e evolução do nosso próprio Sistema Solar.