Sensor transforma vaso sanitário em laboratório para analisar xixi

1 min de leitura
Imagem de: Sensor transforma vaso sanitário em laboratório para analisar xixi
Imagem: Withings

Entre os inúmeros gadgets inteligentes e vestíveis apresentados na semana passada na feira CES 2023, um chamou a atenção pelo seu ineditismo e praticidade: a Witihings, empresa francesa especializada em eletrônicos direcionados à saúde apresentou o primeiro laboratório de urina doméstico mãos livres do mundo.

Chamado de U-Scan, o dispositivo da Withings é um sensor que se conecta ao vaso sanitário e analisa sua urina todas as vezes que você o utiliza. O aparelho vem com dois cartuchos. Um deles mede os níveis de cetona e vitamina C e testa o pH da urina, para monitorar informações metabólicas e nutricionais.

O outro cartucho não só mede o pH da urina, mas é feito para quem deseja acompanhar melhor os ciclos menstruais, o que é feito através da medição dos picos do hormônio luteinizante (LH). Esse teste serve para avaliar problemas de fertilidade, função dos órgãos reprodutivos, puberdade precoce e detectar a chegada da ovulação.

Como usar o U-Scan da Withings?

Para usar o U-Scan, o ideal é fixá-lo na frente do vaso sanitário, o que significa que os usuários devem usar a posição sentada para fazer xixi. A urina descerá para uma pequena entrada de coleta projetada pela empresa para discernir entre urina e outros líquidos. Um sensor térmico detecta o líquido corporal e o envio para a cápsula de teste. Terminada a análise, os resíduos descem pela descarga e os resultados vão para o celular via wifi.

O cartucho doméstico de exame de urina é vendido com um estoque de tiras de teste suficiente para três meses. Não há necessidade de remover o dispositivo quando outra pessoa usar o banheiro porque o U-Scan consegue distinguir entre o fluxo do usuário e o dos visitantes conforme a distância e a velocidade do jato, explicou à CNET o CEO da Withings, Mathieu Letombe.

Os dois cartuchos do U-Scan – o Nutri Balance ou Cycle Sync – já podem ser adquiridos ao preço de 500 € (R$ 2,8 mil). Quanto ao dispositivo, ainda não foi definido o preço de venda, mas a previsão é de que ele esteja disponível na Europa no primeiro semestre de 2023, e nos Estados Unidos após ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.