CES 2023

47 notícias  publicadas

A CES é criada e produzida pelo consórcio de empresas da indústria tecnológica, a Consumer Technology Association (CTA). Nesse grupo, estão companhias de diversos tamanhos e especialidades que, juntas, representam cerca de US$ 505 bilhões da receita e produção da área - e isto apenas nos EUA.

A primeira feira foi realizada em 1967, de forma tímida, em salões de eventos em hotéis de Nova Iorque, nos EUA. Na época, 250 expositores se reuniram para mostrar produtos revolucionários, como televisões em preto e branco, rádios portáteis, entre outros.

O público da primeira edição foi de 17,5 mil pessoas - o que, atualmente, é considerado um número ínfimo. Para se ter uma ideia, na edição de 2023, são esperadas cerca de 100 mil visitantes.

Destaques das CES anteriores

Durante o evento, a máxima de apresentar tecnologias inovadoras e disruptivas foi bastante seguida pelos expositores e companhias. Não à toa, em diversas edições foram anunciados produtos capazes de modificar a nossa forma de pensar e interagir com a tecnologia. 

Confira alguns destaques das feiras CES anteriores:

  • 1967: rádios portáteis e televisores com circuitos integrados;

  • 1977: apresentação do console Atari;

  • 1981: exposição do primeiro CD Player, criado em conjunto pela Phillips e Sony;

  • 1988: primeira exibição pública do jogo Tetris;

  • 1992: anúncio do Newton MessagePad, um modelo de assistente pessoal digital desenvolvido pela Apple;

  • 2003: lançamento das primeiras filmadoras DVD handycam da Sony;

  • 2008: lançamento de uma TV de Plasma de 150" pela Panasonic, além de um televisor fino (cerca de 11,6mm) de 50" da mesma fabricante;

  • 2010: lançamento do primeiro protótipo do Parrot, o Parrot AR.Drone, um brinquedo capaz de transmitir vídeos para um iPhone;

  • 2016: iniciada a experimentação acerca de carregamento de aparelhos sem fio ("energia sem fio");

  • 2020: setor automotivo se torna uma parte importante da feira, enquanto Hyundai e Uber anunciam a iniciativa conjunta de desenvolver um táxi voador 100% elétrico;

  • 2022: anúncio de uma tinta elétrica capaz de alterar a cor do exterior de um veículo BMW. Já a Samsung anuncia uma televisão micro-LED e painéis QD-LED.

O que esperar da CES 2023

Com a volta total dos expositores e do público após a pandemia da COVID-19, a edição de 2023 da feira de tecnologia promete trazer assuntos em voga, como: sustentabilidade ambiental, metaverso, saúde digital, veículos tech e mobilidade avançada, inteligência artificial, robótica e mais.

A CES deste ano acontece entre 5 a 8 de janeiro de 2023 na cidade de Las Vegas, em Nevada, nos EUA. Já a edição de 2024 está prevista para entre os dias 9 a 12 de janeiro, também em Las Vegas.

PUBLICIDADE