Ex-presidente da Neuralink abre startup rival para competir com Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Ex-presidente da Neuralink abre startup rival para competir com Elon Musk
Imagem: Unsplash

Max Hodak se tornou conhecido por seu cargo de cofundador e ex-presidente da Neuralink, contudo, ele saiu da empresa de Elon Musk no último ano. Segundo novas informações divulgadas pelo site Bloomberg, o executivo já está gerenciando outra empresa no ramo de interface cérebro-computador (BCI), avaliada em US$ 160 milhões.

A Science Corp é a nova startup de Hodak, que decidiu retornar como rival da Neuralink, já que ambas trabalham com BCI — não ficou claro se o cofundador saiu da empresa voluntariamente ou foi demitido. Inclusive, no setor de interface cérebro-computador, o valor em financiamento de US$ 160 milhões perde apenas para a companhia de Musk.

As empresas não são tão semelhantes quanto pode parecer: diferentemente da Neuralink, a Science Corp não cogita realizar cortes na cabeça do usuário para inserir um chip. Conforme divulgado, a companhia usará tecnologia fotônica, em que a luz é usada para enviar informações pelo nervo óptico de um paciente — dessa forma, em teoria, usuários com deficiências extremas poderiam aproveitar o tratamento.

O executivo diz que, em algumas gerações, a tecnologia pode substituir óculos e óculos de realidade virtual por um simples implante no olho.O executivo diz que, em algumas gerações, a tecnologia pode substituir óculos e óculos de realidade virtual por um simples implante no olho.Fonte:  Reprodução/Bloomberg 

“Estamos começando em populações de pacientes muito deficientes com sérias necessidades não atendidas. Mas se você refinar essa tecnologia em cinco ou seis gerações, poderá substituir os óculos e os óculos [de realidade virtual] por apenas o minúsculo implante no olho”, Hodak disse em entrevista à Bloomberg.

Science Corp

O executivo afirma que a startup já desenvolveu um protótipo, chamado Science Eye, para tratar a perda de visão em coelhos. Basicamente, uma película de LED de 2 milímetros foi implantada no nervo ótico dos coelhos em testes, garantindo a comunicação entre o cérebro e o dispositivo.

O objetivo de Hodak é realizar testes em humanos em alguns anos, mas ainda não existe nenhuma previsão — se seguir o caminho da Neuralink, os testes devem demorar bastante tempo. De qualquer forma, assim como a empresa de Musk, a intenção da Science Corp é oferecer uma tecnologia que ajude no tratamento de diferentes necessidades especiais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.