Neuralink, de Elon Musk, é investigada por testes em animais

1 min de leitura
Imagem de: Neuralink, de Elon Musk, é investigada por testes em animais
Imagem: Getty Images

O governo dos Estados Unidos está conduzindo uma investigação envolvendo a Neuralink, uma das empresas comandadas por Elon Musk. Segundo informações da Reuters, o Departamento de Agricultura estadunidense iniciou os procedimentos há alguns meses para averiguar os testes em animais realizados pela companhia, que pretende lançar implantes para conectar o ser humano com máquinas.

De acordo com as informações obtidas pela Reuters, incluindo relatos de funcionários da Neuralink, o CEO Elon Musk teria pressionado a equipe para acelerar os testes com animais. Devido a isso, os experimentos falharam com mais frequência, causando mortes e exigindo o uso de mais cobaias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

NeuralinkObjetivo de Elon Musk é iniciar testes em humanos em seis meses

Apesar dos relatos obtidos pela Reuters, ainda não existem detalhes sobre o escopo da investigação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A agência ressalta, no entanto, que a Neuralink foi aprovada em todos os testes e inspeções realizados anteriormente pelo órgão.

Quantos animais morreram na Neuralink?

Atualmente, a Neuralink está testando seus implantes em animais e tem como objetivo iniciar o uso em humanos dentro de seis meses. No ano passado, a empresa chegou a apresentar uma demonstração de um macaco jogando Pong com a mente, graças ao uso da tecnologia.

Apesar dos resultados promissores, os testes estariam acarretando em mortes excessivas de ovelhas, porcos e macacos. Segundo a Reuters, a Neuralink não registra o número de animais testados, mas estimativas de funcionários apontam que cerca de 1.500 cobaias morreram desde 2018.

Neuralink

É válido ressaltar que a morte dos animais faz parte dos processos de testes, como aponta a Reuters, inclusive para averiguar reações após a cobaia perder a vida. No entanto, no caso da Neuralink, os funcionários estariam preocupados com o alto número de animais utilizados devido à pressão de gestores como Musk.

De acordo com um dos relatos obtidos pela Reuters, funcionários revelaram que, certa vez, Elon Musk falou para a equipe trabalhar como se estivesse com uma bomba presa na cabeça, visando acelerar os testes. Em outra ocasião descrita pela agência de notícias, o bilionário teria dado a entender que poderia fechar a empresa se os cientistas não obtivessem progresso.

Até o momento, Elon Musk e os gerentes da Neuralink não comentaram sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.