O que é ácido hialurônico e como a substância age na pele?

3 min de leitura
Imagem de: O que é ácido hialurônico e como a substância age na pele?
Imagem: Unsplash

O ácido hialurônico é uma das substâncias mais buscadas por pessoas que desejam rejuvenescer o rosto para se livrar de rugas e outros sinais de envelhecimento. Ela não é indicada para todos e, a depender do uso, pode causar alguns efeitos colaterais mais graves.

Contudo, poucas pessoas sabem que a substância também é produzida naturalmente em nosso corpo, com diversos objetivos diferentes. Além de ajudar a proteger a pele, tecidos conjuntivos e olhos, o ácido hialurônico tem a função de lubrificar as articulações e manter os tecidos do corpo em hidratação.

O uso de produtos com ácido hialurônico já se tornou comum, principalmente, entre mulheres.O uso de produtos com ácido hialurônico já se tornou comum, principalmente, entre mulheres.Fonte:  Unsplash 

Qual a função do ácido hialurônico na pele?

Produzida no organismo humano e de outros animais, a substância tem a função principal de hidratação das células nas camadas internas da derme, preenchendo o "recheio" da nossa pele e mantendo o aspecto jovem. Contudo, durante o envelhecimento, o nosso organismo reduz a produção.

Além da capacidade de reter líquidos, a substância preserva a elasticidade da pele ao preencher espaços entre as células. A partir dos 25 anos, a queda do ácido pode iniciar um processo natural de envelhecimento, causando linhas de expressões, redução de elasticidade e falta de hidratação na pele.

“A produção começa a cair pelo processo de envelhecimento celular mesmo. Nossas células vão envelhecendo, o metabolismo vai diminuindo, com isso, a produção diminui. A gente vai ficando com balanço negativo, assim como ocorre com as fibras colágenas e elásticas da pele. O colágeno, a elastina e o ácido hialurônico ajudam na firmeza da pele, na sustentação”, disse a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam, ao blog da Sallve.

Não é à toa que já existem diversas opções para a aplicação artificial de ácido hialurônico, por exemplo, por meio de cremes e injeções. Os produtos prometem redução de rugas, olheiras e até do famoso bigode chinês.

O uso tópico de produtos à base da substância pode ajudar a prevenir rugas.O uso tópico de produtos à base da substância pode ajudar a prevenir rugas.Fonte:  Unsplash 

Como o ácido hialurônico age na pele?

Além de diminuir a produção a partir dos 25 anos, o ácido hialurônico produzido no corpo humano tem uma vida curta, já que é completamente absorvido em menos de 48 horas. Por isso, farmacêuticas e empresas dermatológicas criaram opções para reduzir os efeitos do envelhecimento a longo prazo.

Alguns dos produtos desenvolvidos com esse fim são:

Ácido hialurônico em cápsulas

Após a indicação do médico, os pacientes costumam tomar uma cápsula de ácido hialurônico por dia, contudo, o tratamento não costuma durar mais de três meses – o objetivo é o mesmo, reduzir os efeitos do envelhecimento.

Ácido hialurônico injetável

O acido hialurônico injetável é um tipo de gel pode ser usado para preencher áreas afetadas da pele do rosto, por exemplo, para preencher rugas, reduzir linhas de expressão e até para diminuir cicatrizes causadas por acne. A aplicação é realizada por um cirurgião plástico ou por um dermatologista – o procedimento costuma durar cerca de 30 minutos.

Creme de ácido hialurônico

Como o uso é tópico, os cremes com ácido hialurônico podem oferecer melhor resultado na prevenção das rugas, mas não são tão efetivos no tratamento da pele. Além de promover a hidratação, o creme pode criar uma melhor retenção de líquidos na pele.

O ácido hialurônico já é utilizado em diversos produtos da indústria dermatológica.O ácido hialurônico já é utilizado em diversos produtos da indústria dermatológica.Fonte:  Unsplash 

Qual é o melhor ácido hialurônico?

Apesar de parecer uma coisa só, existem diferentes tipos de ácidos hialurônicos com diferentes pesos moleculares. Mas isso não quer dizer que um é pior que o outro, apenas que eles servem para diferentes objetivos.

“O ácido hialurônico de médio peso molecular, por ter uma estrutura maior, não penetra na pele. Ele se concentra na superfície do estrato córneo, onde forma um filme flexível que protege e fortalece a barreira cutânea”, disse o dermatologista Dr. Luiz Romancini, aoblogo da Creamy.

Ainda complementa: “Já o ácido hialurônico de baixo peso molecular impede a perda transepidermal de água, atuando como um boost de hidratação. O ingrediente de baixíssimo peso molecular melhora a elasticidade da pele, promove intensa e profunda hidratação, e é capaz de amenizar pequenas rugas e linhas finas”.

Efeitos colaterais do uso de ácido hialurônico

Mesmo não sendo uma substância tão nociva à saúde, podem ocorrer problemas graves se o profissional realizar uma aplicação injetável errada, como necrose, cegueira e até AVC. Em casos de pacientes com algum tipo de alergia à substância, já fora observado diferentes reações, como entupimento de artérias, inchaço, formação de nódulo no local aplicado, inflamação, entre outros problemas.

De qualquer forma, o produto é absorvido pelo organismo, então, as reações alérgicas podem sumir em pouco tempo. Em outros casos, como após aplicações excessivas, as pessoas podem até perder a movimentação do rosto.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de todas as novidades sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.