Vírus semelhante ao coronavírus encontrado em morcego pode infectar humanos

Imagem de: Vírus semelhante ao coronavírus encontrado em morcego pode infectar humanos
Imagem: Reprodução/WSU

De acordo com informações de pesquisadores do instituto Paul G. Allen School for Global Health da Universidade do Estado de Washington (WSU), um novo vírus semelhante ao SARS-CoV-2 foi encontrado em um morcego na Rússia. O maior problema é que a nova descoberta, nomeada Khosta-2, pode infectar humanos e é resistente às vacinas atuais contra COVID-19.

Publicado na revista científica PLoS Pathogens, o estudo descobriu que proteínas spike (no formato de espinhos) do Khosta-2 também podem infectar seres humanos e são resistentes aos métodos atuais de proteção. Inclusive, o vírus é da mesma subcategoria que o SARS- CoV-2, chamada sarbecovirus.

No decorrer do estudo, os pesquisadores perceberam que o Khosta-1 não representava um risco alto aos seres humanos, porém, os resultados sobre o Khosta-2 os deixaram preocupados. Assim, eles descobriram que a proteína spike do vírus podia infectar células humanas ao se conectar na enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2).

Um dos pesquisadores afirma que o vírus não possui alguns dos genes necessários para a patogênese em humanos.Um dos pesquisadores afirma que o vírus não possui alguns dos genes necessários para a patogênese em humanos.Fonte:  Reprodução/WSU

Apesar de os cientistas descobrirem que os vírus Khosta-1 e Khosta-2 são capazes de infectar humanos, centenas de sarbecovírus descobertos não conseguem interagir com as células humanas — incluindo diversos sarbecovírus encontrados em morcegos na Ásia no último ano.

Khosta-2 e SARS-CoV-2

“Nossa pesquisa demonstra ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia – mesmo em lugares como o oeste da Rússia, onde o vírus Khosta-2 foi encontrado – também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o SARS-CoV-2”, disse o virologista da WSU e coautor do estudo, Michael Letko.

Os cientistas também perceberam que as vacinas atuais não conseguiram neutralizar o Khosta-2, algo que já causaria problema se o vírus se espalhasse na população. Contudo, a situação pode piorar ainda mais se a descoberta conseguisse se recombinar com um segundo vírus, como o SARS-CoV-2.

Segundo Letko, os novos vírus são semelhantes a outros sarbecovírus encontrados em diferentes regiões do mundo, por isso, os cientistas não esperavam encontrar a semelhança com o SARS-CoV-2. Ele afirma que a descoberta muda a compreensão sobre como devemos nos preocupar a partir de agora.