Conheça as vantagens das bicicletas elétricas

2 min de leitura
Imagem de: Conheça as vantagens das bicicletas elétricas
Imagem: Pexels

As bicicletas elétricas, ou ebikes, são a nova promessa em questão de mobilidade urbana e combate ao aquecimento global. Esse meio alternativo de transporte é capaz de minimizar o consumo pessoal de combustíveis fósseis e reduzir a pegada individual de carbono.

Além disso, são uma alternativa mais barata aos carros elétricos. E não só na compra. Ao adquirir uma ebike, você também economiza taxas de seguro, gastos com impostos, combustível diário e estacionamento.

As bicicletas elétricas têm conquistado cada vez mais pessoas em grandes e pequenas cidades (Fonte: Pixabay/422737)As bicicletas elétricas têm conquistado cada vez mais pessoas em grandes e pequenas cidades (Fonte: Pixabay/422737)Fonte:  Pixabay 

As bicicletas elétricas são veículos híbridos. Ela funcionam por propulsão de pedalada e usam um motor que tem por função ajudar o ciclista no percurso. A grande vantagem é que você pode se deslocar por distâncias maiores, sem tanto cansaço e suor.

Ebikes são versáteis. Alguns modelos são dobráveis, por exemplo, e podem ser transportadas na mão. Esses são ideias para completarem os trajetos em transporte público, por exemplo. Outros possuem bagageiros e até assento infantil, mais adequados para quem tem filhos. As baterias são recarregáveis, e qualquer tomada comum dá conta do trabalho.

Todas essas características tem atraído a atenção das pessoas. E de governos. Os Estados Unidos promulgaram no ano passado uma lei que reconhece a importância do "transporte ativo", destinando investimentos pra melhorar as condições de pedestres e ciclistas. Não é a toa que 2020 foi o anos delas.

A expectativa é que, até o fim da década, a venda de bicicletas elétricas supere todo o comércio de veículos automotivos na Europa. É porque carros, mesmo os elétricos, geram inconvenientes.

Congestionamentos, poluição sonora e visual e maiores níveis de estresse estão associados ao trânsito de grandes e pequenas cidades, e reduzem nossa qualidade de vida.

Benefícios para a saúde

Ebikes tem ainda mais um atrativo. Elas ajudam pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. Pedalar é um excelente exercício físico, e, praticado diariamente, mitiga as consequências de uma vida sedentária.

Com as bicicletas elétricas é mais fácil começar a praticar. O motor alivia uma parte do esforço inicial, e te permite exercitar por mais tempo. Isso ajuda a criar músculos mais resistentes e fortes.

Ebikes vem nos mais diversos modelos. Algumas inclusive com opção de bagageiro (Fonte: Pixabay/cely_)Ebikes vem nos mais diversos modelos. Algumas inclusive com opção de bagageiro (Fonte: Pixabay/cely_)Fonte:  Pixabay 

Além disso, o ciclismo melhora a saúde cardíaca, reduz os níveis de estresse, aumenta o metabolismo, melhora a força muscular do abdômen, melhora a coordenação motora e aumenta o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão.

Como ter a sua no Brasil

No Brasil, as ebikes devem seguir as leis de trânsito de qualquer outra bicicleta: circular preferencialmente em ciclovias ou pelo acostamento. Não é preciso emplacamento e nem habilitação para conduzir uma.

Para ser considerada uma bicicleta elétrica, entretanto, o motor só pode ter até 350 watts de potência, e a bike não pode ser capaz de superar 25 km/h. Quem está interessado em comprar uma deve ter atenção, pois alguns ciclomotores são vendidos erroneamente como ebikes.

Os modelos vendidos aqui no país são das mais diversas marcas, como Caloi, Lev, Sense, Skape e Atrio. Os valores podem variar de 3 mil até 40 mil reais ou mais. Além disso, na hora da compra, é importante levar em conta outros fatores, como autonomia da bateria e finalidade do uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.