Argentina registra três mortes por pneumonia de causa desconhecida

1 min de leitura
Imagem de: Argentina registra três mortes por pneumonia de causa desconhecida
Imagem: Shutterstock

Na última quinta-feira (1), o Ministério da Saúde da Argentina anunciou três casos de mortes causados por uma pneumonia bilateral, doença que afeta os dois pulmões dos pacientes. Até o momento, o governo do país ainda não descobriu qual foi a origem da infecção e, por isso, busca pelo paciente zero.

Ao todo, os médicos fizeram o diagnóstico de nove casos de pessoas infectadas com a pneumonia desconhecida na região de Tucumán — o diagnóstico foi realizado por meio de exames de raio-X. Infelizmente, após sofrerem com sintomas como febre, dor no corpo e falta de ar, três dos pacientes não aguentaram a situação e faleceram.

Entre os dias 29 e 31 de agosto, dois profissionais de saúde faleceram após se infectarem com a doença e, no dia 1º de setembro, uma mulher de 70 anos também faleceu — a paciente estava no hospital para realizar um procedimento cirúrgico e acabou recebendo o diagnóstico da doença respiratória.

O ar-condicionado e o abastecimento do centro médico estão sendo avaliados para entender se existe alguma contaminação no local. O ar-condicionado e o abastecimento do centro médico estão sendo avaliados para entender se existe alguma contaminação no local. Fonte:  Shutterstock 

Antes de descobrir a pneumonia misteriosa, o ministério da saúde argentino descartou que os casos estavam relacionados ao coronavírus, influenza ou qualquer outro tipo de infecção gripal. As pessoas que entraram em contato com os infectados estão sendo monitoradas, mas ainda não apresentaram sintomas.

Pneumonia misteriosa

“Todos os pacientes têm algum tipo de comorbidade, como tabagismo, [doença pulmonar obstrutiva crônica], histórico de sintomas respiratórios, obesidade, diabetes e pressão alta”, disse o ministro de saúde pública de Tucumán, Luis Medina Ruiz, em uma coletiva de imprensa.

Os médicos afirmam que a pneumonia pode ter sido desenvolvida por meio de uma nova doença, mas eles ainda precisam realizar mais testes para descobrir a verdade. Assim como outras infecções, as pessoas que já sofrem com outras condições de saúde podem ter mais riscos de complicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.