Por que o lançamento da missão Artemis I foi adiado pela NASA?

1 min de leitura
Imagem de: Por que o lançamento da missão Artemis I foi adiado pela NASA?
Imagem: NASA/Twitter

*Este texto foi atualizado no dia 31/08/2022, às 11h39.

O megafoguete lunar Sistema de Lançamento Espacial (SLS), marcado para decolar ontem (29), às 10h34, continua parado na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da Flórida, nos Estados Unidos. Após uma semana de chuvas torrenciais, o tão esperado lançamento da missão Artemis foi adiado de novo.

Mas a chuva forte, que atrasou o início das operações de carregamento do propelente, não foi o único problema. Como no ensaio de abril, dois vazamentos voltaram a ocorrer: um na desconexão rápida na linha de oito polegadas usada para encher e drenar o hidrogênio líquido do estágio central, e outro em uma válvula usada para ventilar o propulsor do intertanque do estágio central.

Com isso, as equipes não conseguiram estabilizar os motores do foguete na faixa de temperatura adequada para acionar os motores na decolagem, e acabaram perdendo a janela de duas horas.

O que disse a NASA?

A NASA já marcou nova decolagem para sábado (3), que já pode ser agendada no YouTube para quem quer acompanhar o evento ao vivo, com a abertura da janela de lançamento prevista para as 15h17 (horário de Brasília). Os engenheiros continuam avaliando os dados coletados durante a tentativa de lançamento da missão Artemis I na segunda-feira (29).

Para que a decolagem ocorra, explica uma postagem no blog da agência, é necessário que os quatro motores RS-25 do SLS estejam termicamente condicionados, antes que o propelente superfrio comece a fluir por eles.

A NASA irá realizar uma teleconferência de mídia na noite desta terça-feira (30), por volta das 19h, no horário de Brasília, para divulgar e discutir o que foi apurado na análise de dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.