Estudo sugere que cães 'choram' de felicidade ao encontrar donos

Imagem de: Estudo sugere que cães 'choram' de felicidade ao encontrar donos
Imagem: Shutterstock

De acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology, os cães choram mais quando estão passando por momentos positivos, como ao reencontrar seus donos. Isso não quer dizer que os cachorros choram como nós, mas eles ficam com os olhos lacrimejando quando estão sentindo boas emoções.

Os cientistas começaram a estudar o assunto há seis anos, quando perceberem que um poodle ficou com os olhos lacrimejantes enquanto amamentava seus filhotes. Assim, eles começaram a desconfiar que a ocitocina pode ser responsável pelo aumento de lagrimas nos cãezinhos — a ocitocina é conhecida como o hormônio do amor.

“Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas. Também fizemos a descoberta da ocitocina como um possível mecanismo subjacente. Isso me deu a ideia de que a ocitocina pode aumentar as lágrimas”, disse o pesquisador da Universidade de Azabu, no Japão, Takefumi Kikusui.

Os cachorrinhos também choram de felicidadeOs cachorrinhos também choram de felicidadeFonte:  Shutterstock

As lágrimas dos cães

Em observações anteriores, os pesquisadores descobriram que a ocitocina é liberada nos cães e em seus donos durante as interações. Assim, eles começaram a realizar testes para medir o volume das lágrimas dos cães antes e após se reunirem com os donos.

Os resultados sugerem que os cachorros choram ao se encontrarem com os donos, mas não choram ao encontrar pessoas que não conhecem. Inclusive, eles adicionaram ocitocina nos olhos dos cãezinhos durante os testes e conseguiram comprovar que a substância aumenta a produção de lagrimas.

Ou seja, o estudo apoia a ideia de que a liberação de ocitocina é essencial na produção de lágrimas quando os cachorros reencontram seus donos. Até o momento, os cientistas ainda não estudaram se os cães também produzem lágrimas em momentos negativos.

ARTIGO Current Biology: doi.org/10.1016/j.cub.2022.07.031