Ciência

Engenheiro da NASA desenvolve laser que pode encontrar água na Lua

Uma nova publicação oficial da NASA afirma que um engenheiro está desenvolvendo um laser que será enviado ao espaço para procurar por fontes de água na Lua

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

25/08/2022, às 15:00

Engenheiro da NASA desenvolve laser que pode encontrar água na Lua

Fonte:  NASA/Michael Giunto 

Imagem de Engenheiro da NASA desesnvolve laser que pode encontrar água na Lua no tecmundo

Localizar recursos naturais, como água, fora da Terra é uma tarefa prioritária da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA). Por isso, recentemente, o engenheiro Berhanu Bulcha desenvolveu um pequeno laser que pode ajudar a identificar e localizar fontes de água na Lua.

O cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard está desenvolvendo um instrumento chamado de espectrômetro heteródino, em parceria com a empresa Longwave Photonics, no programa Small Business Innovation Research (SBIR) da NASA.

O espectrômetro é capaz de detectar comprimentos de onda de luz para revelar sua composição química e, como é heteródino, foi desenvolvido para buscar frequências muito específicas. Por exemplo, os objetos de estudo que possuem hidrogênio, como a água, emitem fótons na faixa de frequência de terahertz.

Na imagem, Berhanu Bulcha; por ser compacto e consumir menos energia, o laser poderá ser enviado em um CubeSat do tamanho de um bule de chá.Na imagem, Berhanu Bulcha; por ser compacto e consumir menos energia, o laser poderá ser enviado em um CubeSat do tamanho de um bule de chá.

Segundo o engenheiro, atualmente, nenhuma tecnologia de laser é capaz de produzir uma onda de terahertz, pois eles costumam perder a energia à medida que se aproximam dessa frequência. Por isso, o cientista e sua equipe estão desenvolvendo lasers de cascata quântica que produzem energia de terahertz.

Água na Lua

Um dos problemas da tecnologia quântica é o feixe do laser, que é dissipado rapidamente em curtas distâncias. Contudo, os pesquisadores conseguiram reduzir essa dissipação em 50% e o intuito é melhorar ainda mais a performance até enviar o laser ao espaço — o envio será realizado por meio do programa Artemis, da Nasa.

“Se é água, de onde veio? É originário da formação da Lua ou chegou mais tarde por impactos de cometas? Quanta água há? Precisamos responder a essas perguntas porque a água é fundamental para a sobrevivência e pode ser usada para produzir combustível para futuras explorações”, disse Bulcha em um comunicado da NASA.



Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.