Ursa fica 'chapada' após overdose de mel alucinógeno na Turquia; veja vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Ursa fica 'chapada' após overdose de mel alucinógeno na Turquia; veja vídeo
Imagem: Reprodução/Twitter/T.C. Tarim ve Orman Bakanligi

Depois de comer uma grande quantidade de mel alucinógeno, uma filhote de urso marrom parece ter experimentado uma intoxicação e teve de ser resgatada em uma caminhonete. A “bad trip” aconteceu quinta-feira (11), na província de Duzce, no noroeste da Turquia.

Acredita-se que o animal tenha consumido o que é conhecido na região como “mel louco”.

Esse mel louco, ou “deli bal” em turco, é produzido e vendido legalmente por apicultores das montanhas Kaçkar, um local acima do Mar Negro, no leste da Turquia, onde floresce uma espécie nativa de rododentro que produz uma poderosa neurotoxina chamada grayanotoxina.

Nas redes sociais, o ministério da agricultura turco publicou um vídeo que mostra o resgate do animal.

Naturalmente, as abelhas que se alimentam do néctar dessas flores vistosamente coloridas, irão replicar a toxina em seu mel, que assume uma coloração vermelho-lama de cheiro forte e sabor amargo. No entanto, para os consumidores que apreciam o alimento viscoso, é uma possibilidade de "curtir um barato".

O mel louco e seus efeitos

Fonte: monika1607/Pixabay/Reprodução.Fonte: monika1607/Pixabay/Reprodução.Fonte:  monika1607/Pixabay 

Chamado de “miel fou” pelos europeus do século XVIII, o produto não era considerado um alucinógeno, mas apenas um aditivo importado dos otomanos para dar um “toque especial” à cerveja. Atualmente a substância é vendida como um remédio natural, e tomado antes do café da manhã para tratar diversos distúrbios, de pressão alta a impotência sexual.

Assim como aconteceu com a ursinha, a ingestão excessiva desse mel causa uma queda na pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e pode provocar náuseas, desmaios, convulsões, arritmia e, em casos raros, até a morte.

Felizmente, como pode ser visto no vídeo abaixo, a filhota de urso foi prontamente levada a um veterinário, onde foi tratada e se encontra em boas condições, segundo autoridades turcas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.