Pesquisa aponta que vacina contra covid altera menstruação temporariamente

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa aponta que vacina contra covid altera menstruação temporariamente
Imagem: Shutterstock

Infelizmente, a pandemia causada pela COVID-19 é responsável por milhares de problemas nas vidas das pessoas ao redor do mundo, inclusive no ciclo de menstruação. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, além do próprio vírus causar alterações, a vacinação contra o vírus também pode ser responsável por um período mais intenso de sangramento em pessoas que menstruam.

A pesquisa online foi realizada entre abril e outubro de 2021 e recebeu dados de pessoas maiores de 18 anos ou mais. Segundo as informações, 42% de cerca de 16 mil participantes com menstruações regulares se sentiram afetados após tomar a vacina.

A antropóloga Kathryn Clancy, em parceria com algumas colegas, realizou uma pesquisa para tentar entender se a vacinação contra a covid-19 é responsável por algum tipo de alteração no ciclo menstrual. A pesquisadora pensou no objeto de estudo após sentir mudanças em seu próprio ciclo ao tomar as vacinas.

Pesquisa mostrou que alterações na mestruação foram registradas por pessoas na menopausa e pessoas trans após a vacina de covidPesquisa mostrou que alterações na mestruação foram registradas por pessoas na menopausa e pessoas trans após a vacina de covidFonte:  Shutterstock 

“Tive o que costuma ser chamado de inundação menstrual. Tive as piores cólicas da minha vida [após a vacinação]”, disse Clancy à revista Science.

Ciclo pós-vacinação

Segundo as pessoas que participaram do estudo, os sangramentos aumentaram mais do que o normal após a vacinação, incluindo relatos de pessoas transgênero e outras em menopausa. A pesquisa revela que 66% de 673 pessoas com menopausa relataram sangramento, além de 39% de 280 trans que tomam hormônios para realizar a mudança de gênero.

De qualquer forma, as informações da pesquisa podem ser problemáticas em relação às medidas quantitativas, pois Clancy busca por respostas mais narrativas sobre os sintomas pós-vacinação. Sendo assim, a antropóloga deseja continuar a pesquisa para entender mais sobre o fluxo menstrual antes e depois das vacinas contra a covid.

Apesar de ser uma pesquisa mais simples e sem nenhum tipo de grupo de controle, os resultados podem deixar alguns cientistas preocupados com a questão. Ao todo, mais de 165 mil pessoas com duas doses de vacinação participaram da pesquisa online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.