Vacina contra covid-19 chega à rede privada; veja quanto custa

1 min de leitura
Imagem de: Vacina contra covid-19 chega à rede privada; veja quanto custa
Imagem: Shutterstock

Com o fim da lei 14.125/21, que proibia a comercialização de vacinas contra a covid-19 na rede privada enquanto perdurasse o estado de Emergência Pública de Importância Nacional (Espin), a fabricante Astrazeneca passa a fornecer os imunizantes para os sistemas particulares de saúde.

As vacinas estão disponíveis a partir da 3ª dose, para todos acima de 18 anos, desde que tenham recebido a 2ª dose há pelo menos 4 meses, independentemente do imunizante recebido nas doses anteriores.

Pessoas que desejam tomar a 4ª dose da vacina contra Covid-19, mas que não se enquadram nos requisitos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), devem procurar por orientação médica.

Mas apesar da disponibilidade, a busca pelas vacinas não será de forma espontânea. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinação (ABCVAC) informa que a pessoa deverá entrar em contato com uma clínica de confiança, a fim de obter informações sobre o agendamento, que dependerá da disponibilidade do imunizante e da indicação médica.

Por enquanto, não há previsão da chegada de novas marcas de vacinas contra Covid-19 no mercado privado brasileiroPor enquanto, não há previsão da chegada de novas marcas de vacinas contra Covid-19 no mercado privado brasileiroFonte:  Shutterstock 

Com preços estimados entre R$250 e R$350, as doses serão importadas diretamente da fabricante nos Estados Unidos. De acordo com a ABCVAC, esse valor se deve aos custos de logística, armazenamento, aplicação, seguro, entre outras variáveis.

As doses de Astrazeneca fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através das unidades básicas de saúde, são fabricadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil.

As vacinas contra Covid-19 já estão disponíveis nas clínicas do sistema privado de São Paulo. Até o final de semana, espera-se que cheguem remessas para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em declaração ao G1, Fabrício Costa, gerente de comunicação da Astrazeneca, disse que a empresa vai disponibilizar 2 milhões de doses do imunizante, que serão entregues conforme demanda das clínicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.