Brasil vai receber remédio antiviral para varíola de macacos, diz ministro

1 min de leitura
Imagem de: Brasil vai receber remédio antiviral para varíola de macacos, diz ministro
Imagem: Shutterstock

O Brasil deve receber o antiviral tecovirimat para combater o surto de varíola de macacos (monkeypox) no país. O anúncio foi feito na segunda-feira (2) pelo ministro da saúde Marcelo Queiroga em seu perfil pessoal no Twitter.

O medicamento será obtido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ainda não há dados que comprovem sua eficácia no combate à doença, mas o remédio está sendo usado pelos governos europeus e o americano para o controle da doença.

Segundo o ministro, pacientes com sintomas graves serão prioridade na distribuição do remédio. Já são mais de mil casos da doença no país. Na última sexta-feira (29) foi confirmada a primeira morte causada pela doença.

Na Europa e nos Estados Unidos o tecovirimat está sob uso compassivo — um tipo de autorização especial para medicamentos sem registro definitivo. O novo medicamento age contra uma proteína específica do ortopoxvírus causador da doença e foi capaz de eliminar os patógenos da varíola humana, bovina e de macacos em testes com animais.

Por conta do número baixo de casos, entretanto, o novo fármaco não pode ser testado em larga escala para comprovar sua eficácia em seres humanos. Por isso em todo mundo o tecovirimat tem recebido autorização provisória de uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.