Cientistas detectaram variante da varíola de macacos nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas detectaram variante da varíola de macacos nos Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

De acordo com informações de profissionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), anunciadas na última sexta-feira (24), existem pelo menos duas variantes do vírus da varíola dos macacos circulando no país. A informação sugere que o vírus já estava se espalhando entre os norte-americanos antes de o CDC começar a investigar o problema, em maio de 2022.

A maioria dos casos de infecção nos Estados Unidos foram causados pela mesma cepa que se espalhou pela Europa e em outras regiões do mundo, contudo, eles também encontraram outra variante circulando no país.

"Acho que é perfeitamente possível que tenha havido casos de varíola nos Estados Unidos que passaram despercebidos anteriormente, mas não em grande medida", disse a vice-diretora da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC, Jennifer McQuiston.

O primeiro caso no Brasil foi confirmado há pouco mais de duas semanasO primeiro caso no Brasil foi confirmado há pouco mais de duas semanasFonte:  Shutterstock 

Aparentemente, as variantes identificadas evoluíram por meio de cepas encontradas na Nigéria desde 2017, que apareceram após a região sofrer com o primeiro surto de varíola dos macacos em mais de 40 anos.

Varíola dos macacos

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados mais de 3.400 casos de pacientes infectados com varíola dos macacos ao redor do mundo, além de uma morte causada pela doença. Apenas nas últimas semanas, foram confirmados 1.310 novos casos.

Até o momento, o Ministério da Saúde já confirmou 20 casos da doença no Brasil, mas 14 casos suspeitos continuam esperando o resultado dos testes. Nesta última segunda-feira (27), foi confirmado o primeiro caso suspeito de um infectado em Goiás.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.