Terremoto no Afeganistão de magnitude 6.1 mata mais de 1.000 pessoas

1 min de leitura
Imagem de: Terremoto no Afeganistão de magnitude 6.1 mata mais de 1.000 pessoas
Imagem: Shutterstock

Pelo menos mil pessoas morreram na manhã desta quarta-feira (22) no Afeganistão, depois que um terremoto de magnitude 6.1 abalou áreas remotas do leste do país e partes do Paquistão. As informações são de agências de notícia internacionais.

De acordo com o Departamento de Cultura e Informação do Taleban, há registro de mais de 1,5 mil feridos à medida que equipes de resgate tentam chegar ao epicentro do abalo sísmico, nas províncias de Paktika e Khost.

Impactos iniciais do terremoto do Afeganistão

Em declaração à agência Reuters, o porta-voz do Ministério do Interior Salahuddin Ayubi, afirmou que "o número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes."

Imagens exibidas pela mídia local e compartilhadas nas redes sociais mostram casas reduzidas a escombros e corpos envoltos em cobertores depositados nas ruas. De acordo com Ayubi, helicópteros foram mobilizados para levar suprimentos médicos e alimentos à região, e ajudar no resgate de feridos.

O foco do terremoto foi a cerca de 44 km da cidade de Khosh, mas seus tremores foram percebidos em locais distantes do Paquistão e da Índia. A província faz parte do complexo montanhoso de Hindu Kosh, no chamado cinturão de Alpide, considerada a segunda região mais sismicamente ativa do planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.