Talibã proíbe TikTok e PUBG no Afeganistão por 'imoralidade'

1 min de leitura
Imagem de: Talibã proíbe TikTok e PUBG no Afeganistão por 'imoralidade'
Imagem: Divulgação/PUBG Corporation

O governo talibã ordenou, na quinta-feira (21), a proibição de dois aplicativos populares entre os jovens no Afeganistão: o TikTok e o game PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG). A justificativa seria a de que os apps "pervertem a juventude". O Deputado porta-voz do Emirado Islâmico do Afeganistão (IEA, outro nome do Talibã), Inamullah Samangani, publicou um tweet pedindo que redes de televisão não transmitam "material e programas imorais".

A responsabilidade do bloqueio desses aplicativos no país foi atribuída ao Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação. Mesmo o governo anterior já havia tentado proibir PUBG no Afeganistão. Quanto ao TikTok, diversos outros países bloquearam (ou tentaram) o app de vídeos curtos, como Índia, Paquistão e Estados Unidos.

O jogo PUBG foi acusado de "perverter a juventude"O jogo PUBG foi acusado de "perverter a juventude"Fonte:  Divulgação/PUBG Corporation 

Desde que reassumiu o poder em agosto de 2021, o Talibã já vetou também séries e músicas estrangeiras ou quaisquer obras de entretenimento que incluam mulheres. A pesquisa "A Survey of Afghan People", divulgada em 2019 pela Asia Foundation, revelou que somente 29,7% da população tinha acesso à internet. Destes, 70.6% a utilizavam para redes sociais e 41,1% para acompanhar notícias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.