Como usar o autoteste de covid-19? Veja orientações

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o autoteste de covid-19? Veja orientações
Imagem: Shutterstock

Liberados para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde janeiro de 2022, os autotestes são uma alternativa simples para detecção de covid-19.

Mas algumas dúvidas podem surgir: quando fazer o teste? Para o que ele é válido? Posso apresentar o resultado para viagens e shows? Essas e outras questões respondemos abaixo para você.

Como funciona o autoteste de covid?

O autoteste é uma alternativa simples de testagem, que pode ser realizada em casa, para verificação de potencial infecção por Covid-19, através do reconhecimento de antígenos no organismo. O resultado pode ser interpretado pelo próprio indivíduo, sem a necessidade de recorrer à um profissional de saúde ou serviço de saúde.

Mas atenção, alguns cuidados devem ser tomados ao adquirir um autoteste, pois existem testes que são de uso exclusivo por profissionais, o que pode gerar interpretações erradas do resultado, ou ineficácia do produto. Atualmente existem mais de 30 marcas de autotestes autorizadas no Brasil.

Os autotestes de covid-19 permitem que o exame seja feito em qualquer lugarOs autotestes de covid-19 permitem que o exame seja feito em qualquer lugarFonte:  Shutterstock 

Outro fato importante é que o autoteste não tem função diagnóstica, apenas de triagem. Sendo assim, o resultado não é válido para ser apresentado para viagens, shows ou licença no trabalho. Caso seja necessário, você deve procurar atendimento médico para realização de laudo diagnóstico.

Quando fazer o autoteste?

O autoteste pode ser realizado por pessoas que apresentam sintomas gripais, ou por pessoas que mesmo assintomáticas tiveram contato com indivíduos que positivaram em testes de Covid-19.

Existe um período ideal para a coleta, sendo que:

  • Para pessoas que apresentam sintomas, o período ideal é entre o 1º e o 7º dia, após o início dos sintomas;
  • Para pessoas assintomáticas, o período ideal é a partir do 5º dia, após o contato com indivíduo com resultado positivo para a covid-19.

A Anvisa alerta para que caso a pessoa sinta falta de ar, fadiga, sonolência exagerada, cor azulada nas unhas, pele e lábios, confusão mental, sinais de desidratação, entre outros sintomas mais graves, opte por procurar atendimento médico imediatamente.

Onde comprar?

Os autotestes podem ser adquiridos em estabelecimentos regularizados e licenciados pela vigilância sanitária, sendo eles:

  • Farmácias e drogarias;
  • Lojas de venda de produtos médicos, desde que licenciados para venda no varejo.

Caso você opte por comprar de forma online, apenas os estabelecimentos acima têm autorização para realizar a comercialização do produto. Lojas de ecommerce que não estejam no seguimento da área da saúde são proibidas de realizar as vendas de autotestes.

Como fazer o autoteste?

Para realizar o autoteste você deve ler com muita atenção as recomendações do fabricante, seguindo o passo a passo indicado, para a coleta, e utilização do material. Além de instruções escritas, há nas embalagens figuras exemplificando o uso correto do teste.

Fique atento para o tipo de amostra, que pode ser saliva ou secreção nasal. A maioria dos autotestes utilizam amostras de swab nasal (cotonete), mas ao realizar a autocoleta, é necessário tomar cuidado para não se ferir. A amostra para o autoteste não necessita que o swab chegue à região mais profunda do nariz, então fique atento, e siga as instruções da embalagem.

autoteste covidOs autotestes de covid-19 podem ajudar na triagem dos pacientes

O que o autoteste consegue identificar?

Os autotestes de covid identificam a existência de antígenos no nosso organismo. Antígenos são marcas dos agentes invasores, que podem ser vírus, bactérias, substância nocivas, entre outras coisas que possam nos causar doenças.

Nos primeiros dias de infecção, a quantidade de vírus no nosso organismo é baixa, por isso os indicadores de antígenos podem gerar um falso resultado negativo. Sendo assim, é importante se atentar ao período ideal de coleta para que os erros possam ser minimizados.

O que fazer se eu tiver um resultado positivo?

Caso seu autoteste dê resultado positivo, você deve:

Caso você necessite de afastamento do trabalho, escola, faculdade, ou caso os sintomas tenham se agravado, busque atendimento médico para que seja confirmado o resultado positivo, e para notificação ao sistema de saúde.

O período de isolamento de acordo com a definição do Ministério da Saúde, pode ser variável, sendo entre 5 e 10 dias, a depender dos sintomas e de sua duração. Fique atento e procure o serviço médico caso alguns dos sintomas se agravem.

O autoteste é uma boa alternativa para a orientação de conduta, servindo como um norte sobre quais ações devem ser tomadas para garantir sua própria segurança e o bem-estar de quem está a nossa volta.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.