Os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre brasileiros
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/coronav%C3%ADrus-corona-v%C3%ADrus-covid-19-4833754/
Avatar do autor

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, realizaram um estudo para determinar os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre os cidadãos brasileiros. Foram entrevistadas 31.869 pessoas de 133 cidades em todos os estados.

Os indivíduos ouvidos já tinham sido infectados pelo novo coronavírus e foram questionados quanto aos sintomas que apresentaram nos últimos 4 meses. As entrevistas e os testes foram realizados em casa por meio de um sorteio aleatório que utilizou dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como base.

Conhecer os sintomas mais frequentes da covid-19 é importante para se detectar a doença o quanto antes.Conhecer os sintomas mais frequentes da covid-19 é importante para detectar a doença o quanto antes.Fonte:  Pixabay/Reprodução 

Diferentemente do que observou um estudo realizado na Europa envolvendo 2.013 pacientes de 18 hospitais, em que a perda de olfato e/ou paladar foi registrada como o sintoma mais comum entre os europeus, no Brasil o sinal mais habitual é a dor de cabeça; a perda dos sentidos citados vem em segundo lugar, seguida de febre.

Veja o ranking dos 11 sintomas de covid-19 mais frequentes entre os brasileiros:

  1. Dor de cabeça
  2. Mudanças no olfato ou paladar
  3. Febre
  4. Tosse
  5. Dor no corpo
  6. Dor de garganta
  7. Diarreia
  8. Dificuldade para respirar
  9. Tremores
  10. Palpitação
  11. Vômito

A análise foi conduzida pelos pesquisadores que atuam no EpiCovid, um estudo mais amplo, que mede a prevalência e avalia a velocidade de expansão da doença no país.

Atenção aos sinais do corpo

Entre os sintomas mais frequentes há alguns que pouco foram associados à infecção pelo novo coronavírus, como diarreia, palpitação e vômito. É preciso, portanto, ficar atento a esses sinais, para não confundir a covid-19 com outra doença, o que pode contribuir para um tratamento não adequado, além da disseminação do vírus.

Os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre brasileiros