Mais de 11 milhões de hectares de florestas foram perdidos em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Mais de 11 milhões de hectares de florestas foram perdidos em 2021
Imagem: Unsplash

Segundo dados da World Resources Institute (WRI), em um estudo realizado na Universidade de Maryland (Estados Unidos), foram perdidos cerca de 11,1 milhões de florestas em áreas tropicais no mundo todo em 2021 — mais de 40% da perda da vegetação nativa mundial aconteceu no Brasil.

Os resultados fazem parte de um relatório publicado no dia 28 de abril.

Conforme a pesquisa, o Camboja contabilizou a maior porcentagem de desmatamento total de florestas, contudo, as florestas amazônicas no Brasil têm diminuído agressivamente nos últimos anos. Inclusive, alguns cientistas dizem que a Amazônia pode entrar em um ponto de inflexão que levaria a uma transformação irreversível de grandes áreas.

O relatório aponta que o desmatamento das florestas tropicais primárias é uma grande preocupação dos cientistas, pois são florestas antigas responsáveis por armazenar grandes quantidades de carbono e biodiversidade — são locais não afetados ou afetados minimamente por humanos.

Em 2021, mais de 40% da perda de floresta primária tropical ocorreu no BrasilEm 2021, mais de 40% da perda de floresta primária tropical ocorreu no BrasilFonte:  Unsplash 

Desmatamento irreversível

“A taxa de perda de florestas primárias nos trópicos tem sido teimosamente consistente ao longo dos últimos anos. Embora os trópicos tenham perdido 11% menos floresta primária em 2021 do que em 2020, isso seguiu um aumento de 12% de 2019 a 2020, principalmente devido a um aumento na perda relacionada ao fogo”, diz o relatório.

Em 2021, foram cerca de 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias destruídas no Brasil. Ao redor do mundo, foram desmatados mais de 3,75 milhões de hectares de florestas úmidas (rainforests).

Em regiões não tropicais, como a Rússia, foram perdidos mais de 6,5 milhões de hectares em incêndios florestais — a região russa ocupa a maior área florestal do planeta. A República Democrática do Congo conquistou o segundo lugar em desmatamento de florestas tropicais, seguida pela Bolívia e Indonésia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.