Estudo: travesseiro que imita respiração reduz sintomas da ansiedade

1 min de leitura
Imagem de: Estudo: travesseiro que imita respiração reduz sintomas da ansiedade
Imagem: Shutterstock

Quem costuma dizer que o melhor remédio para ansiedade é um travesseiro e uma boa noite de sono nunca esteve tão certo. Pesquisadores da Universidade de Saarland em Saarbrücken, na Alemanha, desenvolveram um protótipo de travesseiro “abraçável” que, imitando a respiração humana, foi capaz de reduzir a ansiedade de forma eficaz em pessoas que estavam prestes a realizar um teste de matemática estressante.

Estudos de dispositivos táteis, como o bebê foca robô Paro de 2001, já sugeriam a tecnologia háptica (tátil) com uma forma agradável, eficaz e acessível para o alívio da chamada ansiedade-estado, que é um estado emocional transitório definido por sentimentos subjetivos de tensão.

Abraçando o travesseiro

Para uma melhor compreensão desses dispositivos táteis, Alice Haynes e seus colegas da Universidade de Saarland desenvolveram um modelo de travesseiro que tem em seu interior uma câmara inflável. Conectado a uma bomba externa com motor, o dispositivo se expande e esvazia como um par de pulmões humanos.

Após serem informados de que se submeteriam a um teste de matemática, 129 voluntários foram divididos em três grupos: 45 participantes abraçaram o travesseiro por mais de oito minutos, 40 ouviram uma meditação guiada e os 44 restantes não fizeram nada. O experimento comprovou que abraçar o travesseiro reduziu a ansiedade pré-teste da mesma forma que a meditação, mas a ansiedade do grupo de controle aumentou antes do teste.

ARTIGO Plos One - DOI: 10.1371/journal.pone.0259838.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.