Peixes transgênicos invadem rios brasileiros e causam preocupação

Imagem de: Peixes transgênicos invadem rios brasileiros e causam preocupação
Imagem: Pixabay

Peixes geneticamente modificados de forma a brilhar nas cores azul, verde ou vermelha sob luz negra estão invadindo diversos riachos da Mata Atlântica. A adaptabilidade do animal transgênico à natureza tem causado preocupação aos biólogos, que temem que as características desses peixes exóticos possam representar uma ameaça para a fauna brasileira, justamente em um dos cenários de maior biodiversidade do planeta.

Medindo entre 4 e 5 centímetros de comprimento, esses peixes-zebra (Danio rerio) são nativos do sudeste da Ásia, e foram projetados para brilhar no escuro para fins de pesquisas científicas na década de 1990. Dotados de genes de águas-vivas fluorescentes e corais, esses bichinhos foram descobertos por aquaristas, nos anos 2000, como animais de estimação, sob o nome de Glofish.

Fonte: Magalhães & Jacobi/Divulgação.Fonte: Magalhães & Jacobi/Divulgação.Fonte:   Magalhães & Jacobi

Como os peixes transgênicos invadiram os rios brasileiros?

Na pesquisa sobre o assunto, publicada no início deste mês na revista Studies on Neotropical Fauna and Environment, o biólogo André Magalhães, da Universidade de São João del-Rei e um dos autores do estudo, afirmou ter visto dez grupos de peixes-zebra na bacia do rio Paraíba do Sul em 2015. Segundo o pesquisador, os peixes provavelmente escaparam de alguma das 4,5 mil lagoas do centro de aquicultura ornamental de Muriaé (MG).

O sucesso dos invasores nos rios brasileiros pode ser explicado, a princípio pelo fato de o peixe-zebra não ter predadores locais. Dessa forma, eles conseguem se reproduzir tranquilamente o ano inteiro, com pico durante a estação das chuvas. Os transgênicos possuem ainda outras vantagens, como uma maturidade sexual precoce, e uma dieta diversificada de insetos nativos, algas e zooplâncton,

“Eles estão nos primeiros estágios de invasão com potencial para continuar”, afirma Magalhães.

ARTIGO Studies on Neotropical Fauna and Environment: DOI: 10.1080/01650521.2021.2024054.